Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 23 de Abril de 2025


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 09:24 - A | A

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 09h:24 - A | A

Pela 1ª vez

UPA de Dourados faz 2,1 mil atendimentos no feriadão em MS

Prefeitura coloca posto de saúde da Seleta em operação para ajudar a desafogar a unidade

Viviane Freitas
Capital News

Durante o feriadão prolongado da Páscoa e Tiradentes, entre os dias 17 e 21 de abril, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados registrou 2.172 atendimentos. Para aliviar a demanda na UPA, a prefeitura colocou em funcionamento, pela primeira vez, o posto de saúde da Seleta, no Jardim Flórida. O posto funcionou das 7h às 22h e realizou 1.137 atendimentos. A medida será repetida no feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio.

O balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que a UPA concentrou a maioria dos atendimentos. Ao longo dos cinco dias, a unidade registrou atendimentos pediátricos e adultos. No primeiro dia, 133 atendimentos pediátricos e 314 adultos foram realizados. Já no feriado de Tiradentes, o número subiu para 157 atendimentos pediátricos e 377 adultos. A Seleta, por sua vez, atendeu casos de menor complexidade, aliviando a sobrecarga na UPA. A unidade teve maior fluxo no período da tarde e noite, com destaque para atendimentos relacionados a síndromes respiratórias e bronquiolite.

Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, a preocupação com doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), aumenta. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta o crescimento de internações, especialmente em crianças pequenas, por vírus como o sincicial respiratório (VSR). Nesse contexto, o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reforçou a importância da vacinação contra a influenza, destacando que a campanha segue em andamento e prioriza crianças, idosos e gestantes, com 11.090 pessoas já imunizadas.

Apesar do avanço, a cobertura vacinal ainda precisa ser ampliada. O secretário alertou para a necessidade de que todos os integrantes dos grupos prioritários procurem as unidades de saúde para se imunizar, a fim de reduzir a pressão sobre o sistema de saúde municipal.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS