Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Agronegócio Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023, 12:11 - A | A

Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023, 12h:11 - A | A

Fim do Embargo

Exportação de aves vivas de Mato Grosso do Sul para o Japão está liberada

Restrição estava ativa desde 19 de setembro quando foco da gripe aviária foi registrado em Bonito

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/GOV GO

Avicultura

Restrição estava ativa desde 19 de setembro quando foco da gripe aviária foi registrado em Bonito

Produtores de Mato Grosso do Sul estão livres para exportar aves vivas e ovos férteis para o Japão. Segundo atualização na plataforma de embargos e autorizações sanitárias do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca, o governo do país asiático retirou a suspensão sobre a importação desses produtos oriundos do Estado, que vigorava desde 19 de setembro, quando foi registrado foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP, vírus H5N1) em uma galinha de produção de subsistência (fundo de quintal).

Na ocasião da suspensão, o ministério japonês informou que a medida era para “evitar que as aves vivas criadas no país fossem infectadas com o vírus e por uma questão de higiene alimentar”. O levantamento do embargo ocorre após o envio de informações adicionais pelo Ministério da Agricultura do Brasil ao país e do encerramento do foco, registrado na cidade de Bonito.

Antes, no dia 20 de outubro, o governo do Japão havia retirado a suspensão sobre importação de carne de frango e ovos, quando houve a confirmação de que o Mato Grosso do Sul teve a confirmação de que não haveria mais foco da gripe aviária em produtores do Estado.

Entenda

A suspensão temporária estava em vigor desde 19 de setembro, após o registro de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em uma galinha de produção de subsistência (fundo de quintal) no município de Bonito.

A retirada do embargo ocorreu após o envio de informações adicionais sobre as medidas de prevenção da doença ao Japão pelo Ministério da Agricultura do Brasil, segundo o governo japonês.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS