Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024



Economia Domingo, 01 de Setembro de 2024, 08:48 - A | A

Domingo, 01 de Setembro de 2024, 08h:48 - A | A

Desenvolvimento

Mato Grosso do Sul lidera ranking de competitividade e se destaca em investimentos

Estado é reconhecido nacionalmente por sua gestão fiscal e desenvolvimento sustentável

Fernanda Oliveira
Capital News

O Mato Grosso do Sul alcançou um novo patamar de destaque nacional no Ranking de Competitividade dos Estados, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ao conquistar o 1º lugar em taxa de investimentos no pilar de "solidez fiscal". A conquista reflete o compromisso do governo estadual com uma gestão eficiente e transparente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O ranking, que avalia 99 indicadores nas áreas de governança, social e ambiental, baseia-se nos dados fiscais de 2023.

Com foco na melhoria da logística e infraestrutura, o governo sul-mato-grossense tem atraído capital privado para fomentar emprego e renda em todo o estado. “Este resultado é muito emblemático”, destacou o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, ressaltando a capacidade do governo em equilibrar políticas públicas robustas com um rigoroso controle fiscal. Mato Grosso do Sul também se destacou no ranking geral, ocupando o 9º lugar, e foi finalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2024 pelo programa “Centro de Inteligência GOV MS”.

O estado se destacou ainda no pilar de "capital humano", alcançando o 3º lugar no ranking, com progressos significativos em áreas como o índice de desocupação de longo prazo e a inserção de jovens no mercado de trabalho. Este pilar avalia aspectos como qualificação da mão de obra, produtividade e formalidade no mercado de trabalho. Segundo Thaner Castro Nogueira, o avanço é reflexo das políticas voltadas para a geração de oportunidades e a promoção do emprego formal, especialmente para a juventude.

Na área de "sustentabilidade social", Mato Grosso do Sul subiu para o 8º lugar, destacando-se no combate à pobreza e na ampliação do acesso ao saneamento básico. O estado conseguiu reduzir a proporção de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza e reforçou as políticas de universalização do acesso ao esgotamento sanitário. Essas iniciativas reforçam o compromisso com um desenvolvimento sustentável e inclusivo.O programa “MS Ativo Municipalismo” também tem desempenhado um papel essencial na ascensão do estado em diversas áreas. Para 2024, o programa prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão em obras urbanas e R$ 1,3 bilhão em rodovias, distribuídos em 79 municípios, fortalecendo o desenvolvimento urbano e melhorando a infraestrutura e qualidade de vida dos cidadãos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS