As lavouras de soja em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, apresentam boas condições de desenvolvimento, conforme informado pelo departamento técnico da Coperplan. A área cultivada abrange 223 mil hectares, com a soja já passando por diferentes fases de desenvolvimento.
De acordo com o engenheiro-agrônomo Raul Campos, 15% das lavouras estão na fase de enchimento de grãos, enquanto 75% estão em floração e 10% em crescimento vegetativo. As chuvas têm sido favoráveis, o que contribui para o bom desenvolvimento das plantas, embora haja preocupações com o ataque de pragas e lagartas, que aumentam a pressão sobre as lavouras.
O levantamento de Safras & Mercado aponta que a área de soja cultivada em Mato Grosso do Sul na safra 2024/25 deve atingir 4,350 milhões de hectares, uma leve alta de 1,4% em relação ao ano passado, quando a área foi de 4,290 milhões de hectares. A expectativa é que a safra deste ano seja ainda maior, com aumento de 19,3% na produção.
A produção estimada para a safra de soja em 2024/25 é de 15,582 milhões de toneladas, em comparação com as 13,062 milhões de toneladas colhidas na safra anterior. Esse aumento de 19,3% reflete a boa performance das lavouras, que têm se beneficiado das condições climáticas favoráveis.
O rendimento médio das lavouras deve atingir 3.600 quilos por hectare, um aumento significativo em relação aos 3.060 quilos por hectare colhidos na safra passada, o que demonstra o bom desempenho da cultura e as expectativas otimistas para a safra de soja deste ano em Mato Grosso do Sul.