A Seleção Brasileira terá novo comando. Depois de demitir Fernando Diniz, na última sexta-feira (5), o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, agiu rápido e fez o convite para Dorival Júnior, técnico do São Paulo, para assumir o posto.
O técnico já foi oficialmente desligado do clube paulista, que comunicou sua saída pelas redes sociais. “O São Paulo Futebol Clube comunica a saída do técnico Dorival Júnior, que solicitou o desligamento para assumir o comando da Seleção Brasileira”, diz a postagem feita na tarde deste domingo.
“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio”, disse Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil pelo São Paulo em 2023.
O nome de Dorival ganhou força desde 2022, com a conquista da Libertadores e da Copa do Brasil pelo Flamengo. Seu nome chegou a ser ventilado para substituir Tite, mas o sonho de Ednaldo Rodrigues era Carlo Ancelotti, mas o técnico italiano, que chegou a negociar a possibilidade, renovou contrato com o Real Madrid-ESP.
O comunicado oficial da contratação deve ser feito ainda nesta semana pela CBF.
Três amistosos
A primeira competição oficial de Dorival Júnior à frente da Seleção Brasileira é a Copa América, disputada nos Estados Unidos no meio do ano. Antes, o técnico tem três amistosos, dois deles na Europa contra Espanha e Inglaterra, em abril, e depois contra o México, em junho, em Miami.
Após a Copa América, a Seleção volta a jogar pelas Eliminatórias para Copa do Mundo 2026, em setembro.