Na manhã desta quarta-feira (26), durante a Operação Pharos, coordenada pela Polícia Civil de Palmas, no Paraná, foram apreendidos materiais com conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes em Três Lagoas, cidade situada a 327 quilômetros de Campo Grande. O material foi encontrado na residência de um morador local, que não teve o nome divulgado.
O mandado de busca e apreensão foi executado pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e pelo SIG (Setor de Investigações Gerais). Na residência, foram apreendidos dois celulares, um pendrive e 42 CDs/DVDs, que serão enviados para perícia a fim de aprofundar as investigações.
A Operação Pharos está sendo realizada simultaneamente em 49 cidades, com o cumprimento de 54 mandados de busca e apreensão. Os investigados estão sendo acusados de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com penas que podem chegar a seis anos de reclusão, além de multa.
Além de Mato Grosso do Sul, as ações da operação ocorrem em outros estados, como Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.