Divulgação/Fiems
Eduardo Riedel e Adriane Lopes deram a largada para edição 2023 da Corrida do Pantanal
A Corrida do Pantanal 2023 aconteceu neste domingo (8), em Campo Grande, com 20 mil atletas inscritos para as provas de 7 e 15 quilômetros para corredores e de caminhada de 5 quilômetros. A largada aconteceu em frente à Vila Morena, popularmente conhecida como Cidade do Natal. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, acompanhado do governador Eduardo Riedel, da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e do padrinho da prova e campeão paralímpico, Yeltsin Jacques, deu a largada para as provas que foram realizadas dentro do Parque das Nações Indígenas.
A competição, realizada pela Fiems, por meio do Sesi, em parceria com a TV Morena, é a maior corrida de rua do Centro-Oeste e um presente do Sesi e da TV Morena para a população em comemoração ao aniversário de 46 anos de Mato Grosso do Sul, comemorado no dia 11 de outubro, próxima quarta-feira.
Segundo Longen, é uma alegria ver um mar de pessoas alegres, praticando uma atividade física e ter uma vida mais saudável. “A promoção da saúde é uma das missões do Sesi e a Corrida do Pantanal também tem esse objetivo. Estamos orgulhosos por esse grande evento, que hoje reúne 20 mil participantes, e já estamos pensando no desafio para o ano que vem”, afirmou.
O governador Eduardo Riedel destacou o grande público que já coloria a avenida Afonso Pena nas primeiras horas da manhã deste domingo. “É muito bacana essa prática saudável, que mostra uma mensagem positiva para as pessoas. Mato Grosso do Sul vive um momento importante e tudo isso ajuda a construir esse momento, com pessoas envolvidas, com saúde, com prática de esporte. A gente fica muito feliz que a nossa sociedade tem começado a despertar cada vez mais pra pratica do esporte e essa corrida é um pouco da demonstração de isso tudo”, declarou.
Na avaliação da prefeita Adriane Lopes, é uma honra para Campo Grande sediar pela segunda vez a Corrida do Pantanal. “São mais de 20 mil corredores, com pessoas de vários cantos do país que vêm conhecer nossa cidade e nosso Estado, então é uma oportunidade de projetarmos a nossa cidade e mostrar o como estamos preparados para ter um evento como este. Estamos vendo famílias inteiras na corrida, crianças, idosos. É um prazer estar aqui e poder ver tudo isso acontecendo na nossa capital. Parabenizo a Fiems por esse grande evento e esperamos que ano que vem seja ainda maior”, salientou.
O diretor-geral da Rede Matogrossense de Comunicação, Nicomedes Silva Filho, reforçou que a Corrida do Pantanal deixou de ser um evento da Fiems e da TV Morena e passou a ser de Mato Groso do Sul e de Campo Grande. “Um evento dessa grandeza, reunindo pessoas com seus objetivos, com suas superações. É um momento de festa e um exemplo de organização. A cada ano teremos desafios maiores, então esperamos que a próxima Corrida do Pantanal seja ainda maior e consigamos projetar não só a competição, mas nosso Estado e o nosso Pantanal também”, destacou.
Já o padrinho da prova, Yeltsin Jacques, comentou o quanto é gratificante estar presente ao evento. “Eu, que corro há 15 anos e já levei o nome de Mato Grosso do Sul para o mundo, agora sou padrinho de uma prova que atrai milhares de pessoas para o nosso Estado. É motivo de muita alegria ver que a Corrida do Pantanal hoje já é a maior corrida de rua do Centro-Oeste e está entre as maiores do país e só tende a crescer e projetar a nossa região”, finalizou.
Números
A segunda edição da Corrida do Pantanal começou já batendo recordes. Em apenas cinco dias após o lançamento, todas as 20 mil vagas já haviam sido preenchidas.
Os números envolvendo a estrutura do evento também surpreendem. Para garantir o conforto dos participantes, foi montada uma área de 4 mil metros quadrados, envolvendo arquibancadas e grades de contenção para dar segurança aos competidores. Vale ressaltar que o evento é para toda a família e há telões com transmissão em tempo real da prova.
Para hidratar os participantes e garantir a saúde de quem estiver nas provas, foram disponibilizadas 3 mil caixas com 144 mil copos de água. Os pontos de hidratação foram instalados a cada 2,5 km no percurso das provas. Além da água, 16 mil bananas 21 mil garrafinhas de isotônico estão à disposição dos participantes.
A segurança dos competidores é uma das prioridades. Por isso, a Corrida do Pantanal conta com 8 ambulâncias, sendo 6 de suporte avançado e duas de suporte intermediário, e duas motolâncias. Também há um posto médico para cada prova, todos com um médico responsável, enfermeiros e técnicos de enfermagem.