Campo Grande 00:00:00 Sábado, 21 de Dezembro de 2024


Executivo Domingo, 13 de Outubro de 2024, 08:09 - A | A

Domingo, 13 de Outubro de 2024, 08h:09 - A | A

Tecnologia

Do analógico ao digital: Detran-MS destaca avanços nos 47 anos de história

Modernização dos serviços facilita acesso e reforça a segurança no trânsito estadual

Fernanda Oliveira
Capital News

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) tem sido um exemplo de modernização ao longo dos 47 anos do Estado, destacando-se a transição do sistema analógico para o digital, especialmente nos últimos quatro anos. A digitalização trouxe agilidade aos serviços, menos burocracia e maior facilidade de acesso para os cidadãos, que agora podem realizar muitas operações online, como consultas, agendamentos e pagamentos, sem a necessidade de ir até uma unidade física.

Essa transformação digital também se reflete na segurança e eficiência do Detran-MS, com investimentos em novas tecnologias para o registro de veículos e emissão de documentos. Durante a pandemia, o órgão acelerou o lançamento do aplicativo Detran MS e do Portal de Serviços Meu Detran, que agora disponibilizam 95% dos serviços das 90 agências do Estado. Esse avanço foi um passo importante para a modernização dos serviços, tornando o atendimento mais acessível e rápido para os sul-mato-grossenses.

Um dos grandes destaques tecnológicos do Detran-MS é o Monitoramento Anticorrupção (MAC Detran-MS), que utiliza inteligência artificial para monitorar as bases de dados do órgão 24 horas por dia. A ferramenta é capaz de analisar padrões de comportamento e operações que fogem do habitual, ajudando a detectar possíveis irregularidades. Além disso, o CISV (Centro Integrado de Segurança Viária) contribui de forma significativa na recuperação de veículos e no combate ao tráfico de drogas, trabalhando em conjunto com diversas forças de segurança, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e outras entidades federais e municipais .

Outro avanço importante foi o lançamento do Primeiro Emplacamento Digital, que simplificou a emissão de documentos como o CRLV e a Autorização para a Estampagem de placa para veículos novos. Esse serviço está disponível para usuários que possuem conta nível prata ou ouro no Gov.br, facilitando o processo para quem busca a emissão de documentos de forma mais rápida e prática. Os guichês de atendimento nos pátios de apreensão também foram criados para agilizar a liberação de veículos retidos, permitindo que os proprietários negociassem subsídios e resgatassem os veículos no próprio local.

Além das inovações digitais, o Detran-MS não descuidou dos serviços presenciais, que seguem sendo aprimorados. A melhoria da estrutura física das agências faz parte desse compromisso, como é o caso da unidade de Naviraí, que em outubro foi a 41ª agência a passar por reforma e ampliação. Em 2024, outras unidades, como as de Anastácio, Aquidauana, Miranda, Mundo Novo e Eldorado, também foram reformadas, garantindo um atendimento mais eficiente e acolhedor para a população de Mato Grosso do Sul.

Rachid Waqued e Mireli Obando/Governo MS

Do analógico ao digital: Detran-MS destaca avanços nos 47 anos de história

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS