Com foco na inclusão e no apoio a pessoas com deficiência, o governador Eduardo Riedel firmou convênio com a Acrissul e três municípios para o projeto “Laços de Cidadania: Equoterapia e Inclusão”, executado pela Secretaria Estadual de Cidadania. As cidades beneficiadas são Naviraí, Paranaíba e Campo Grande, que receberão polos de equoterapia com investimento de R$ 1,4 milhão. A proposta é oferecer atendimento terapêutico gratuito a pessoas com deficiência e idosos com baixa mobilidade.
Segundo o governador, a iniciativa visa alcançar regiões sem acesso ao serviço. “Somos a favor do processo de inclusão de todas as formas. O mínimo que podemos fazer é dar este apoio”, declarou. Atualmente, apenas 17% da população com deficiência do Estado é atendida. As cidades escolhidas foram selecionadas com base em critérios como ausência de serviços e alta demanda reprimida.
A secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, reforçou a importância do projeto. “Celebramos mais um passo de uma política pública com afeto, saindo na frente dos demais estados com foco na inclusão. Projeto pioneiro que está fazendo história em Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Na mesma ocasião, Riedel também anunciou a isenção da taxa de auditoria do protocolo precoce para pequenos produtores rurais. A medida, oficializada com apoio da Associação Novilho Precoce durante a Expogrande, tem validade por tempo indeterminado e visa fortalecer a competitividade do setor. “Temos que pensar em políticas públicas que reduzam barreiras e potencializem a competitividade”, disse. A isenção vale para produtores que abatem até 100 animais por ano e estejam devidamente regularizados.