Na manhã desta terça-feira (2), o governador Eduardo Riedel (PSDB) reuniu-se com os deputados estaduais para discutir os avanços e projetos em Mato Grosso do Sul. Durante o encontro, Riedel destacou a importância do Poder Legislativo na construção de um ambiente de estabilidade institucional, essencial para atrair grandes investimentos privados ao Estado. “A Assembleia tem sido protagonista nos grandes debates de interesse da sociedade, construindo soluções consensuais, aprimorando e aprovando os projetos que o Executivo envia à deliberação do parlamento”, afirmou. O governador também agradeceu o apoio dos deputados e enfatizou o compromisso da Assembleia com resultados concretos para a população.
A reunião ocorreu na sala da presidência da Assembleia Legislativa e durou quase três horas. Riedel apresentou um balanço das obras realizadas em 2024 e detalhou o planejamento para 2025. Entre os projetos destacados, estão mais de R$ 1 bilhão em investimentos em infraestrutura e a entrega da gestão da Rota da Celulose à iniciativa privada, por meio de concessão, abrangendo trechos das BRs-267, 262 e da MS-040.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, considerou o encontro produtivo e destacou a harmonia entre os Poderes em Mato Grosso do Sul. “Vivemos um momento de ação harmoniosa entre os Poderes. Não deixamos que o ambiente de polarização política do País contamine nosso compromisso de trabalhar por uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos”, ressaltou. Ele também mencionou a proposta de Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde como um tema em discussão.
Sobre a PPP, Gerson explicou que o projeto será amplamente debatido antes de sua votação. Os técnicos responsáveis pela proposta comparecerão à Assembleia para detalhar o modelo, que prevê a terceirização de áreas administrativas, como lavanderia, hotelaria, segurança e restaurantes nos hospitais do Estado, sem interferir no atendimento médico prestado pela saúde pública.
Outro tema em destaque foi a concessão da Rota da Celulose, cujo leilão anterior foi suspenso por falta de interesse dos investidores. Gerson mostrou confiança na retomada do projeto em 2025, destacando a necessidade de ajustes no edital e nas metas de investimento para atrair a iniciativa privada. “A iniciativa privada busca lucratividade. O ideal seria duplicar todas as rodovias, mas isso exige recursos para viabilizar os projetos”, concluiu o presidente da Assembleia.
Ver essa foto no Instagram