A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos e suplentes nas eleições municipais de Coxim, realizadas em 2024, será realizada na quinta-feira, 19 de dezembro, às 16 horas, no Tribunal do Júri do Fórum da cidade. A data foi confirmada após uma decisão da Juíza Tatiana Dias de Oliveira Said, da 12ª Zona Eleitoral de Coxim, que determinou a suspensão de processos eleitorais até o dia 7 de janeiro de 2025.
Embora existam ações de investigação eleitoral em andamento, que podem impactar o cenário político no futuro, a juíza determinou que todos os eleitos e suplentes sejam diplomados neste momento. A diplomação é o ato oficial que confirma a eleição e torna os candidatos aptos a tomar posse em seus respectivos cargos.
Os diplomados incluirão o prefeito e o vice-prefeito eleitos, Edilson Magro e Flavio Dias, respectivamente. Também serão diplomados os 13 vereadores eleitos, que representarão a população de Coxim nos próximos anos. A cerimônia será um marco para a formalização dos eleitos.
Além dos vereadores titulares, serão diplomados os suplentes, que assumirão caso algum vereador titular se ausente ou deixe o cargo. Os primeiros suplentes diplomados são: Adelson Januncio de Lima, Armindo Batista dos Santos Filho, Carlos Henrique Ferreira da Silva, Flávio José Duarte, Francisco Rogério Souza Diniz, Marcos Ferreira Vaz, e Sidney Assis Firmino.
A suspensão temporária dos processos eleitorais não impede que a diplomação aconteça, mas garante que todos os eleitos e suplentes sejam reconhecidos oficialmente, independentemente de eventuais modificações que possam ocorrer após a análise das ações em andamento.