A diplomação dos candidatos eleitos em Corumbá, nas eleições de 6 de outubro de 2024, ocorrerá nesta quinta-feira (19), das 14h às 17h30, na sede do Fórum Eleitoral de Corumbá, localizado na Rua Duque de Caxias, 45, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Serão diplomados o prefeito, a vice-prefeita, os 15 vereadores eleitos e sete suplentes de vereador.
O edital da diplomação, assinado pelo juiz da 7ª Zona Eleitoral, Jessé Cruciol Junior, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (DJE/TRE-MS) em 13 de novembro. O diploma será entregue apenas após a apresentação da prestação de contas eleitoral final e, para os homens, do comprovante de quitação com o serviço militar.
A diplomação é o ato formal pelo qual a Justiça Eleitoral confirma que o candidato foi eleito e está apto a assumir o cargo. Este procedimento ocorre após a apuração dos votos e o cumprimento dos prazos legais para questionamentos sobre o resultado das eleições. O diploma contém informações como o nome do eleito, o cargo para o qual foi escolhido e a legenda sob a qual concorreu.
De acordo com o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), o diploma também pode conter outros dados, conforme decisão do juiz ou tribunal responsável. Os candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeita, vereadores e suplentes em Corumbá serão oficialmente diplomados nesta cerimônia.
Os candidatos eleitos que receberão os diplomas são: Gabriel Alves de Oliveira (prefeito), Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira (vice-prefeita), e os 15 vereadores eleitos, além dos sete suplentes: Antonio Carlos de Moraes, Waldiney de Carvalho Rojas, Allex Prado Della, Nelson Dib Junior, Pietro Costa Candia, Josyel Assis Medina da Silva e William Duarte de Araújo.