O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou o resultado da edição 2024 do Índice de Governança e Sustentabilidade (iESGo), e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) alcançou o 1º lugar entre os tribunais da Justiça Eleitoral brasileira. Além disso, o TRE-MS ficou em 2º lugar no Poder Judiciário da União e 17º entre os 729 órgãos federais avaliados.
O iESGo é o principal indicador de avaliação da governança organizacional e práticas de sustentabilidade no setor público federal. Em 2024, o índice incluiu práticas voltadas para sustentabilidade social e ambiental, além de áreas como gestão de pessoas, tecnologia da informação e contratações. O levantamento substitui o antigo Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (iGG), e avalia a adesão de órgãos públicos a boas práticas de governança e ESG (Environmental, Social, and Governance).
O presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, celebrou o resultado. "Alcançar o primeiro lugar no levantamento de Governança Corporativa no ramo da Justiça Eleitoral, o 2º no Poder Judiciário da União e o 17º lugar nacional é motivo de muito orgulho e nos estimula a manter o foco na excelência da prestação de serviços", afirmou o magistrado.
O levantamento iESGo revelou que o TRE-MS atingiu 91,20% de adesão às boas práticas de governança, superando tribunais de outros estados, como o TRE-PR (85,20%) e TRE-MA (85,10%), consolidando sua posição de destaque no cenário nacional.