A Comissão de Segurança e Defesa Pública e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar estão reunidos hoje (27), pela manhã, na sala Onevan de Matos, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A reunião foi proposta pela deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O objetivo é criar pautas resolutivas para enfrentar o aumento dos feminicídios no estado.
A comissão presidida por Mara Caseiro também conta com a deputada Lia Nogueira (PSDB), vice-presidente, e as deputadas Gleice Jane (PT), além dos deputados Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e Paulo Duarte (PSB). O grupo tem como metas principais a defesa dos direitos das mulheres e a criação de políticas públicas voltadas ao combate à violência doméstica e familiar.
A Comissão de Segurança Pública e Defesa Social é presidida pelo deputado Coronel David (PL), e sua principal função é analisar e emitir pareceres sobre planos e programas estaduais, além de acompanhar e fiscalizar projetos relacionados à segurança pública e defesa social. O vice-presidente da comissão é o deputado Caravina (PSDB), e o grupo também conta com os deputados Zé Teixeira (PSDB), Pedrossian Neto (PSD) e Roberto Hashioka (União).
Ambas as comissões desempenham papéis fundamentais na elaboração de políticas e no acompanhamento de ações voltadas à segurança e proteção das mulheres em Mato Grosso do Sul, com especial foco no combate à violência doméstica e ao feminicídio.