Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Legislativo Sexta-feira, 09 de Agosto de 2024, 11:43 - A | A

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2024, 11h:43 - A | A

Conflito Agrário

Deputados da ALEMS pedem fim da violência em conflito entre produtores e Indígenas em Douradina

Com 12 Indígenas Feridos, Parlamentares Defendem Solução Urgente para Disputa Territorial de 12 Mil Hectares, Delimitada pela Funai

Fernanda Oliveira
Especial para o Capital News

O conflito que já dura 24 dias entre produtores rurais e indígenas em Douradina está gerando grande preocupação entre os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Recentemente, 12 indígenas ficaram feridos, fato que levou o deputado Pedro Kemp (PT) a pedir uma solução urgente para a situação. Kemp destacou o aumento da violência, com ataques, incêndios e tiros de borracha, e questionou a ausência de uma resposta eficaz das autoridades, apesar das visitas da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, à área em disputa.

A disputa envolve uma área de 12 mil hectares delimitada pela Funai em 2011, mas que ainda não foi demarcada devido a processos judiciais. Kemp defendeu a necessidade de uma solução justa para ambas as partes e propôs a retomada das negociações. O deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD) também expressou preocupação, destacando a importância de uma resolução que evite insegurança jurídica e criticou a atuação da Força Nacional, que, segundo ele, não está contendo adequadamente os conflitos.

Por outro lado, o deputado Zeca do PT (PT) discordou da visão de omissão do Governo Federal, afirmando que o presidente Lula está comprometido em encontrar uma solução, mesmo que temporária. A deputada Gleice Jane (PT) ressaltou a longa história de luta dos povos indígenas pela terra e alertou para a politização da situação, destacando a necessidade de uma abordagem que leve em consideração a história e as demandas legítimas dos indígenas, incluindo o reconhecimento das perdas ambientais e culturais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS