Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 02 de Abril de 2025



Legislativo Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 18:45 - A | A

Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 18h:45 - A | A

Câmara dos Deputados

Deputados querem suspender vacina contra Covid no calendário infantil

Projeto alega que decisão do Ministério da Saúde contraria recomendação da OMS

Vivianne Nunes
Capital News

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 31/2024, que visa suspender parte da instrução normativa do Ministério da Saúde que incluiu a vacina contra a Covid-19 no calendário vacinal infantil para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A proposta é de autoria do deputado Dr. Frederico (PRD-MG) e outros cinco parlamentares. Os autores argumentam que a decisão da pasta contraria diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, segundo eles, não recomenda a vacinação de rotina para crianças e adolescentes saudáveis.

Em justificativa, os deputados citam um documento da OMS de 2023 segundo o qual a vacinação de menores de 18 anos não teria impacto direto na redução da transmissão do coronavírus. “A OMS adaptou suas recomendações, sugerindo que crianças e adolescentes saudáveis podem não precisar necessariamente de uma dose”, afirmam.

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir ao Plenário. Caso aprovado pela Câmara e pelo Senado, o texto pode suspender os efeitos da norma do Ministério da Saúde.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS