Na noite da ultima quarta-feira (18), a juíza Ana Carolina Farah Borges da Silva, da 43ª Zona Eleitoral, e o juiz Eduardo Floriano Almeida, da 18ª Zona Eleitoral, realizaram a diplomação do prefeito eleito Marçal Filho (PSDB), da vice-prefeita eleita Gianni Nogueira (PL), dos 21 vereadores eleitos e dos 10 primeiros suplentes de Dourados. A cerimônia, realizada na Câmara Municipal, foi prestigiada por uma grande quantidade de público.
A diplomação aconteceu de forma objetiva, sem discursos dos eleitos. Apenas os juízes fizeram uso dos microfones para destacar a importância da Justiça Eleitoral e a lisura do processo eleitoral. O juiz Eduardo Floriano Almeida parabenizou os eleitos e reforçou a responsabilidade que eles assumem com a população de Dourados. Já a juíza Ana Carolina Farah Borges da Silva expressou sua gratidão aos servidores e voluntários envolvidos na eleição, lembrando a grande responsabilidade dos diplomados com a cidade e seu povo.
O prefeito eleito, Marçal Filho, falou à imprensa após a cerimônia e destacou a importância da diplomação. Para ele, este é o diploma mais significativo de sua carreira política, já que agora assumirá a administração de Dourados, cidade onde nasceu e sempre defendeu. Ele também falou sobre os desafios à frente da Prefeitura, especialmente em relação aos problemas crônicos da saúde na cidade, afirmando que já está trabalhando com uma equipe técnica para buscar soluções.
Marçal Filho também se pronunciou sobre a formação de seu secretariado, destacando que a escolha será técnica, priorizando a experiência dos futuros secretários. Ele explicou que o anúncio do nome dos secretários ocorrerá apenas no dia 1º de janeiro, após a posse, e que está conversando com várias pessoas para montar uma equipe qualificada, com compromisso e entusiasmo para governar Dourados nos próximos quatro anos.
Em relação ao Aeroporto Regional de Dourados, que está fechado há quase quatro anos, Marçal Filho afirmou que essa questão será uma das suas prioridades. Ele garantiu que trabalhará para viabilizar a operação de voos comerciais na cidade, destacando que já está em contato com autoridades federais e com as principais companhias aéreas para resolver o impasse. O prefeito eleito deixou claro que a reabertura do aeroporto será uma marca de sua gestão.