Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025


Política Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 13:18 - A | A

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 13h:18 - A | A

Foro de los Gobiernos

Campo Grande sediará seminário internacional sobre a Rota Bioceânica

Evento reunirá autoridades de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Viviane Freitas
Capital News

Mopc-PY

Construção da Ponte Bioceânica - Janeiro 2025

Construção da ponte Bioceânica, que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil), atingiu 65% de progresso

Campo Grande sediará, entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2025, o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceánico. O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com apoio da Fiems e do Sebrae/MS. As atividades ocorrerão no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, reunindo autoridades dos governos do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, além de representantes municipais, regionais, empresários e outros interessados.

Os participantes já podem acessar o site oficial do evento para informações e inscrições gratuitas. O objetivo do seminário é promover o desenvolvimento e a integração regional entre os quatro países, destacando as oportunidades e desafios do Corredor Bioceânico de Capricórnio. Esse trajeto rodoviário de 3.250 km conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, abrangendo oito territórios, incluindo Mato Grosso do Sul e regiões estratégicas do Chile, Argentina e Paraguai, até os portos chilenos de Iquique, Antofagasta, Mejillones e Terminais Tocopilla.

De acordo com Jaime Verruck, secretário da Semadesc, temas fundamentais como infraestrutura, alfândegas e desenvolvimento econômico serão discutidos durante o evento. “Cada país tem um papel crucial para a consolidação do Corredor em dois anos. Além disso, vamos tratar da competitividade da rota e dos impactos econômicos para as regiões envolvidas”, destacou Verruck.

A programação inclui painéis, reuniões técnicas e apresentações culturais, com a abertura oficial marcada para 18 de fevereiro, às 18h, quando será assinado um Termo de Cooperação entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Nos dias seguintes, haverá debates sobre setores como infraestrutura, tecnologia, inovação, impacto social e questões alfandegárias, além de reuniões de governadores e prefeitos, e a apresentação do *Plan Maestro*.

O encerramento, no dia 20 de fevereiro, será marcado pela apresentação das atas das oito comissões técnicas do 6º Foro e pela divulgação da “Carta de Campo Grande”, consolidando os principais encaminhamentos do evento. Com estrutura para reuniões, exposições e transmissões ao vivo pela TV Educativa, o seminário reforça a relevância do Corredor Bioceânico como um projeto estratégico para o desenvolvimento regional e a integração internacional.

Arquivo/Semadesc

Secretário Jaime Verruck - pauta Rota Bioceanica 2024

Secretário Jaime Verruck, da Semadesc, temas fundamentais serão discutidos durante o evento

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS