Conhecida pelas avenidas planas e largas, pelas ruas arborizadas e porque não pela limpeza das áreas públicas? Sim! Muitos turistas que visitam a Capital morena elogiam esse “cuidado”. Um dos elogios partiu do cantor Eduardo Costa em 2020, você recorda?
Sim, durante sua visita ao município, ele gravou um vídeo elogiando a limpeza da cidade e postou nas redes sociais. É..se quem é de fora se apaixona por Campo Grande, os moradores, têm mais do que motivos para gostar e não largar a cidade morena por nada.
Acervo pessoal
Idoso, nasceu em Ilhéus na Bahia, afirma que adotou Campo Grande como sua cidade do coração
O baiano aposentado, é exemplo de quem vive na cidade há mais de 60 anos e garante que não larga a cidade por nada. “Eu já andei muito nesse Brasil todo, mas não deixo minha cidade. Aqui é tranquilo, sossegado”, diz o idoso de 89 anos, Joaquim Rodrigues dos Santos.
Fundada em 21 de junho de 1872, a Capital surgiu quando José Antônio Pereira chegou no dia 21 de junho de 1872 e se estabeleceu na confluência dos córregos Prosa e Segredo. No entanto, só após dois anos que a localidade foi elevada à condição de município, na época com o nome de Santo Antônio de Campo Grande.
Na época, segundo os historiadores, foi a “terra vasta” que motivou o mineiro José Antônio Pereira a desbravar, uma das versões, que teria dado origem do nome de Campo Grande. Outra versão seria a de que ele dizia para os visitantes que “O campo é grande”.
Situada na região centro-oeste, Campo Grande é a 17ª cidade mais populosa do Brasil. De acordo com o último censo 2022, divulgado no dia 28 de junho de 2023, a capital de Mato Grosso do Sul tem 897.938 habitantes. O levantamento aponta um crescimento de 14,13% de moradores entre os Censos de 2010 e 2022.
A Cidade Morena é a quarta maior capital do Brasil em área, além disso é a cidade sul mato-grossense mais populosa. Com clima tropical, possui verões quentes e chuvosos e inverno seco, além disso, o relevo é predominantemente planáltico.
Campo Grande tem Produto Interno Bruto de R$ 29,17 bilhões, o maior do Mato Grosso do Sul e 29º do Brasil. A sua cultura possui influências dos indígenas e imigrantes, sobretudo portugueses, japoneses, africanos e paraguaios.
Este ano a Capital completa 124 anos para a Prefeita Adriane Lopes Campo Grande é uma cidade muito promissora, e que está vivendo um momento de crescimento e expansão. “Nós estamos trazendo inovação, tecnologia:A rota bioceânica, por exemplo, que passava fora da cidade, agora nós estamos buscando com força que essa rota não aconteça sem que ela passe por Campo Grande, isso porque a mão de obra especializada está na nossa Capital”, afirmou.
• Leia também:
Reportagem Especial | Campo Grande, uma centenária rica em arborização, turismo e cultura
O Capital News lista aqui pelo menos 7 motivos para você morar aqui
1: Capital dos Ipês
Seja amarelo, rosa, branco, a cor não importa o que os moradores de Campo Grande não resistem é a uma foto ao lado de uma árvore dessas.
2: Os parques
O que é difícil nessa cidade é não encontrar um parque onde passear com a família, fazer uma corrida matinal. Os moradores de todas as idades não abrem mão da qualidade de vida.
3: Sobá
Seja no frio ou no calor , o queridinho está ali entre os pratos mais pedidos dos campo-grandenses. Uma comida típica da culinária de Okinawa, no Japão, o sobá foi incorporado aos costumes da população de Campo Grande.
5. Tereré
A bebida de origem paraguaia faz parte das rodas de amigos, famílias e até de turistas que por aqui passam que ficam encantados com os grupos que se reúnem na Avenida Afonso Pena, no fim de tarde do domingo para colocar a conversa em dia e tomar a bebida.
6: Pôr do Sol
Por todos os cantos se ouve: Ah o pôr do sol de Campo Grande é o mais lindo de todos! Seja no entardecer no Parque das Nações Indígenas ou no mirante do Aeroporto e até na sacada do prédio, as cores que o céu se tinge quando o sol se despede, faz todo mundo ficar hipnotizado.
7. Animais na cidade
As capivarinhas no Parque das Nações, os quatis e cutias, dividir espaços com essas gracinhas, fazem muitos campo-grandenses amarem morar aqui.