Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sexta-feira, 02 de Abril de 2021, 08:05 - A | A

Sexta-feira, 02 de Abril de 2021, 08h:05 - A | A

#Emcasa

Em mais um ano, Sexta-feira Santa é de comemorado em casa

Atualmente devido a pandemia março foi o pior mês do coronavírus em março

Elaine Silva e Lethycia Anjos
Capital News

Reprodução

Páscoa sexta

A Sexta-feira Santa celebra a morte de Cristo na Cruz

Historicamente a Sexta-feira Santa (comemorado este ano no dia 2 de abril)  é o dia em que se recorda a morte de Jesus, que foi crucificado ao lado de dois ladrões. Antes da pandemia da Covid-19 era possível encontrar pelo mundo, lugares onde era realizado a encenação, homenagens e  outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, seu julgamento, crucificação e ressurreição do "mundo dos mortos". Em Campo Grande assim como em várias cidades do Mato Grosso do Sul, há anos o filme “A paixão de Cristo’, também é reproduzido em telões por alguns bairros, assim como realizada a encenação, se tornando uma marco para a data pelos fiéis. Como em 2020, este ano as pessoas devem ficar em casa e acompanhar as missas de forma online. 

 

Atualmente com Mato Grosso do Sul registrando o pior mês do coronavírus em março, o Estado ainda está sob a proibição de atividades e funcionamento de serviços e empreendimentos em todo o Estado estão proibidos até 4 de abril, salvo algumas exceções. E mesmo as atividades autorizadas deverão seguir regras, incluindo horário de funcionamento. A circulação de pessoas e veículos está proibida das 20 às 5 horas, de segunda a sexta-feira; e das 16 às 5 horas, aos sábados e domingos. Nesse horário podem operar apenas alguns serviços essenciais, como fornecimento de alimentos e medicamentos por delivery.

 

A Sexta-feira Santa é o dia em que se recorda a morte de Jesus, que foi crucificado ao lado de dois ladrões, que marca uma reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. Para os católicos, tradicionalmente, a sexta-feira da Paixão é um dia de rituais e penitências, como o jejum ou as abstinências de prazeres mundanos. O Sábado Santo ou Sábado de Aleluia é o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo na Semana Santa. Domingo de Páscoa, data em que Jesus Cristo vence a morte para mostrar o valor da vida.

 

O feriado da Paixão de Cristo é comemorado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental. A data é considerada feriado nacional em diversos países em todo mundo, especialmente as nações de maioria cristã. Na sexta-feira, juntamente com quinta-feira e sábado da Semana Santa, forma o Tríduo Pascal, de acordo com a fé cristã, nestes dias a missa evoca a paixão de Jesus Cristo.

 

Conforme relatos históricos, Jesus Cristo discordava do modo de vida que seu povo levava, enquanto uma parte da população concentrava riquezas extremas, grande parte de seu povo viviam na miséria. Quando chegou a Jerusalém, ele foi aclamado pela população, ficando conhecido como Messias. O Rei, assim como os romanos não acreditavam que Cristo era filho de Deus, e passaram a persegui-lo. Ao saber da peregrinação que o levaria à morte, Jesus convidou seus doze discípulos para levarem seus ensinamentos às pessoas.

 

Entretanto, Judas Iscariotes, um de seus apóstolos, duvidou que Jesus seria um enviado de Deus e o entregou aos romanos. Após o capturarem, os romanos o fizeram passar pela via sacra, amarrado à cruz, Cristo foi torturado, crucificado até a morte.

 

Em 325 D.C, o Concílio de Nicéia, por ordem do Imperador Constantino e coordenada pelo Papa Silvestre I, foi construída e consolidada a doutrina da Igreja Católica. Na época foi instituída a celebração da Semana Santa que seria comemorada durante toda a semana, do domingo de ramos ao domingo de Páscoa. Relatos encontrados no evangelho citam festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo após sua morte, contudo, nessa época a data era celebrada em apenas dois dias, sábado de aleluia e domingo da ressurreição.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS