É difícil quem passa pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Bairro Santo Antônio que não fica impressionado com a decoração de natal. Quem vai assistir a missa, logo se depara com uma árvore gigante verde e presentes natalinos espalhados na entrada da igreja feitos com garrafas pet. Sim! A ideia central desse momento tão esperado pelos católicos, é simplicidade aliada a sustentabilidade.
Nos corredores e estacionamento anjos, sinos e enfeites iluminados, todos feitos de garrafas que foram pintadas, mais de cinco mil foram reutilizadas pra decorar. E nada se perde. Além do reaproveitamento das pet, uma árvore no estacionamento, que havia caído no último vendaval, virou renas, bonecos da neve e outros personagens do natal.
O tronco de outra árvore, que precisou ser cortada por causa de cupins, ganhou luzes natalinas que iluminam o local aonde o menino jesus nasceu. Os voluntários da igreja que realizaram esse trabalho, utilizaram manequins descartados por lojas para formar o presépio em tamanho real.
A ideia de usar a criatividade em sintonia com a preocupação com o meio ambiente partiu do padre Orozimbo de Paula. Na Paróquia desde 2019, ele conta que já havia iniciado o trabalho em Cuiabá, capital vizinha que fica em Mato Grosso, no entanto, por lá, a decoração foi mais tímida.
"Jesus nasceu na manjedoura, em meio a simplicidade"
Segundo ele, aqui em Campo Grande, os párocos abraçaram a ideia com muito amor e trabalho. “É muito importante lembrar que Jesus nasceu na manjedoura, em meio a simplicidade e poder aliar o verdadeiro sentido do natal a sustentabilidade é muito importante".
O Pároco ainda acrescenta que a comunidade deve pensar em que planeta vamos deixar para o futuro e relembra um trecho da carta do Papa Francisco. “Em carta encíclica Laudato Sí o santo padre Francisco nos lembra que o meio ambiente é a nossa casa comum, devemos cuidar”, reforça.
Para visitar a igreja, não paga nada. Quem quiser conhecer a decoração é só visitar a Paróquia que fica na Rua Manoel Ferreira, 171, Santo Antônio.