Campo Grande Quinta-feira, 16 de Maio de 2024



Reportagem Especial Sábado, 24 de Dezembro de 2022, 08:30 - A | A

Sábado, 24 de Dezembro de 2022, 08h:30 - A | A

Reportagem Especial

União não é só nome de bairro em Campo Grande

Moradores se unem e montam pelo terceiro ano consecutivo árvore de natal em praça

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

União não é só nome de bairro em Campo Grande

Árvore iluminada recheada de presentes confeccionados pelos moradores do bairro União

“O verdadeiro sentido dessa ação é promover a união e mostrar a importância do natal e o sentido dele”

“O verdadeiro sentido dessa ação é promover a união e mostrar a importância do natal e o sentido dele”, é assim que a Isabel resume o trabalho que é feito em equipe pelos moradores do bairro união. Vizinhos, famílias e crianças se uniram e montaram, pelo terceiro ano consecutivo, a árvore de natal no bairro para celebrar o nascimento de Jesus.

Acervo pessoal

União não é só nome de bairro em Campo Grande

Isabel é uma das voluntárias que ajudam na decoração da árvore de natal do bairro

 

A árvore fica em frente a igreja Matriz, na praça do bairro. O local é estratégico porque é ponto de encontro dos moradores. A Isabel Cristina Costa mora no União há dez anos e é uma das voluntárias que trabalha na organização dos enfeites, ela fala que os preparativos começam 45 dias antes da primeira semana do natal.

Tudo é combinado em grupos, num aplicativo de conversa nas redes sociais, ela explica que como são vários moradores que se envolvem na decoração natalina, fica mais fácil a comunicação. “Nós temos vários grupos no whatsApp e por lá começamos a divulgar os alertas lembrando o pessoal”, Detalha.

Cerca de 150 moradores de todas idades participam da arrumação e quem não pode colocar a mão na massa no dia, ajuda financeiramente ou leva a decoração que tem em casa. A árvore de natal é cedida pela prefeitura, já os enfeites aos moradores que confeccionam.

Acervo pessoal

União não é só nome de bairro em Campo Grande

Matheus de 2 anos foi um dos que mais gostaram de participar das atividades


Criatividade não falta para os enfeites. São bolas, caixas de presentes, estrelas e outros símbolos natalinos feitos com material reciclável e EVA. A Isabel fala que a montagem é a parte que as crianças mais gostam e que ficam mostrando umas às outras o que elas produziram “eu fiz duas caixas, dois papais noel”, exemplifica a moradora.

A Isabel conta que a árvore e os presentes ficam na praça e nada é retirado do local. Se alguém ver alguém depredando é chamado a atenção pelos moradores. “Na primeira vez que montamos a árvore, ela sofreu ação de vândalos, depois de muito apelo nos grupos as pessoas se sensibilizaram e hoje ela fica assim bonita até o fim do natal”, enfatiza.

A moradora veio de São Paulo, na capital paulista, era professora, ela diz e fala que já viu essa interação na escola que trabalhava e nunca na cidade que morou. Assim que a iniciativa surgiu, ela não pensou duas vezes em participar e enfatiza que essa parceria é muito importante para os moradores.

Acervo pessoal

União não é só nome de bairro em Campo Grande

Moradores em mutirão enfeitam a árvore de natal do bairro

 

Segundo os moradores o principal objetivo dessa ação é promover o envolvimento das pessoas nessa celebração, principalmente das crianças. Isabel detalha ainda acrescenta que a intenção não é a religiosa e sim social, “não mencionamos igreja, aqui tem pessoas de várias religiões, o importante é a união no bairro”, frisou.

A árvore vai ficar montada até o fim da primeira semana de janeiro, na sequência ela é devolvida para a Prefeitura de Campo Grande. Os enfeites que não se deterioram por causa do tempo, são preservados para o próximo ano.

Quem quiser conhecer a decoração de natal feita pelos moradores do bairro União o endereço é: Rua Paulo Hideo Katayma, em frente a igreja católica.

Acervo pessoal

União não é só nome de bairro em Campo Grande

Moradores em mutirão enfeitam a árvore de natal do bairro

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS