Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sexta-feira, 07 de Abril de 2023, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 07 de Abril de 2023, 07h:00 - A | A

Reportagem Especial

Sexta-Feira Santa: qual o significado e o que não pode fazer?

A data faz parte da Semana Santa, a mais importante no calendário litúrgico da igreja católica

Renata Silva
Especial para o Capital News

Foto cedida

Sexta-Feira Santa: qual o significado e o que não pode fazer?

..

Sexta-Feira Santa chegou e as famílias católicas já sabem: é dia de comer peixe, mas será que todos que adotam essa tradição entendem o porquê? O Capital News preparou essa reportagem para explicar um pouco sobre essa data tão importante para os católicos.

A Sexta-feira Santa está intimamente ligada ao domingo de Páscoa. Para a igreja, é o dia em que o Filho de Deus teria sido crucificado e morto. Ela faz parte da chamada Semana Santa, a semana mais importante no calendário litúrgico da igreja e dos cristãos, porque é onde se recorda o fundamento da fé cristã daqueles que seguem a Jesus acredita na sua Encarnação.

"O restante do ano é consequência destas celebrações"


De acordo com o Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora da Abadia padre Paulo Sérgio Vital da Cruz a semana santa lembra os cristãos que Jesus é filho de Deus, que não foi só uma pessoa humana que veio ao mundo para redimir o ser humano do pecado e conceder a ressurreição, a vida eterna. “Por isso que é a semana mais importante, porque o restante do ano é consequência destas celebrações”, detalha.

Foto cedida

Sexta-Feira Santa: qual o significado e o que não pode fazer?

..


A Semana Santa começa no domingo de Ramos, ou seja, no domingo antes do domingo de Páscoa e marca a entrada de Jesus em Jerusalém. A data celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo. Ela passa pelo Tríduo Pascal que é quinta-feira santa, Instituição da Eucaristia.

Depois, a sexta-feira Santa que é Paixão de Jesus, sua morte e sofrimento. No sábado, celebra a vigília da esperança, da páscoa, ou seja, a espera da sua ressurreição. No domingo encerra-se a Semana Santa com o domingo de páscoa, ou seja, os católicos celebram sua volta, essa é a forma de relembrar os últimos passos de Jesus na Terra.

Foto cedida

Sexta-Feira Santa: qual o significado e o que não pode fazer?

..


Padre Paulo explica que a Semana Santa é importante porque é neste momento que os católicos se atualizam nessa obra de salvação de Jesus, atualizando ela no tempo e no espaço que é o de agora. É nesse período que a igreja intensifica a oração, as reflexões bíblicas, o conhecimento e a busca por Deus.

Pode ou não comer carne?
Os católicos mais tradicionais seguem à risca a semana santa e abrem mão da carne em dois dias específicos: a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Nessa data, os fiéis devem vivenciar um dia de jejum e abstinência da carne de animais de sangue quente. Ou seja, além da carne vermelha dos bovinos, é restrito se alimentar de qualquer outro animal, sejam aves, caprinos, dentre outros. A carne do peixe é a única indicada para este dia.

Além de ser restrito o consumo da carne, algumas pessoas têm o hábito de não realizar atividades como varrer a casa, por exemplo. Essas ações são pessoais: ou seja, não há nada sagrado que exija a realização dessas práticas. Durante a Sexta-feira Santa é recomendado pela Igreja Católica que os católicos façam apenas uma refeição completa no dia.

Foto cedida

Sexta-Feira Santa: qual o significado e o que não pode fazer?

..

Foto cedida

Sexta-Feira Santa: qual o significado e o que não pode fazer?

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS