Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Cultura Sábado, 18 de Março de 2023, 15:47 - A | A

Sábado, 18 de Março de 2023, 15h:47 - A | A

Coluna Cultura

Conheça o sotol, bebida que ganhará destaque global em 2023

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Destilado mexicano vem ganhando a atenção de alguns países e já está se tornando tendência

iStock

ColunaCultura

Nem só de tequila e mezcal vive o México! Existe uma outra bebida alcoólica originada do país que vem sendo a grande promessa do ano: o sotol. Para o mundo, é uma novidade, mas os mexicanos já fabricam o destilado há séculos, sendo originado de uma planta de mesmo nome que só pode ser encontrada nos desertos de Chihuahua. A bebida tem um teor alcoólico que varia de 38% a 45%, e hoje é produzida apenas em alguns estados mexicanos e no sul dos Estados Unidos.


De uns anos para cá, o interesse do público pelo sotol começou a aumentar, após a bebida surgir em alguns bares ao redor do mundo. O destaque fica no bar PTN, localizado em Osaka, no Japão, que possui uma coleção dedicada exclusivamente ao sotol. Outro estabelecimento famoso é o Desert Door Distillery, que fica no Texas, nos EUA; o lugar fabrica sua própria bebida e ainda disponibiliza tours pela destilaria, permitindo que os visitantes possam ver a fabricação de perto e degustar em primeira mão.


O sucesso do sotol foi tardio porque o próprio governo mexicano interviu na produção da bebida, buscando favorecer as destilarias de tequila. Somente em 1990 que sua fabricação passou a ser legalmente permitida, enquanto sua regulação só foi finalizada em 2002. Apesar de serem bem diferentes, o sotol também é servido da mesma forma que a tequila, apresentando várias versões de acordo com o processo de envelhecimento e o tipo do barril usado para armazenagem. Atualmente, as principais são a silver (ou white sotol), young, reposado, extra añejo e sotol cream (que possui a adição de leite).


O sabor do sotol remete à terra onde foi cultivado e se destaca por ser uma espécie de representação da “mineralidade do deserto”, sendo completado por um gosto mais doce e defumado do processo de torrefação. Apesar do sabor e da textura por vezes se assemelharem ao da tequila, a principal diferença fica a cargo de suas propriedades, pois o sotol é destilado à mão (enquanto a tequila é 100% industrial). Por isso, seu lado artesanal dá mais liberdade para a adição de novos complementos que modificam a bebida de várias formas.


Para aqueles que forem apreciar o sotol em casa, vale a pena investir em um refrigerador ideal para manter bebidas geladas, como uma geladeira Electrolux. Por enquanto, a única forma de obter o destilado é através de importação, mas, conforme sua popularidade for aumentando, podemos esperar uma produção mais globalizada, facilitando o consumo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS