Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Cultura Domingo, 23 de Abril de 2023, 14:42 - A | A

Domingo, 23 de Abril de 2023, 14h:42 - A | A

Coluna Cultura

Novelas de época que marcaram a televisão brasileira

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Com reconhecimento internacional, telenovelas nacionais são marcadas por temas relevantes e produções de qualidade

iStock

ColunaCultura

As novelas brasileiras são conhecidas pela sua alta qualidade técnica e de atuação. O país é famoso mundialmente pelas obras e já recebeu 167 indicações ao Emmy, premiação internacional voltada a programas e produções televisivas.

Com histórias que abordam diferentes personagens e situações, as novelas de épocas produzidas no país ganham a atenção do público pelo figurino, linguajar rebuscado, temas importantes e, muitas vezes, até pitadas de humor. Algumas dessas produções já se tornaram clássicos e marcaram diferentes gerações.

Escrava Isaura, novela exibida originalmente na TV Globo, entre 1976 e 1977, abordou temas marcantes e destacou a luta abolicionista da época de 1850. Inspirada na obra de mesmo nome do escritor Bernardo Guimarães, a trama conta a história da órfã branca Isaura (Lucélia Santos), acolhida pela fazenda na qual sua mãe trabalhou. Educada para ser da corte, Isaura passa a sofrer nas mãos de Leôncio (Rubens de Falco), novo administrador do local, quando seu amor pela órfã não é correspondido.

A história de Éramos Seis ganhou diversas versões, mas a telenovela de 1994, exibida no SBT, foi a mais marcante para o público. Contando a história de uma família com seis integrantes, sendo Dona Lola (Irene Ravache) e Júlio Abílio de Lemos (Othon Bastos) pais de quatro filhos, a trama se passa entre as décadas de 20 e 30 em São Paulo. O enredo se desenvolve ao redor de Lola, que, mesmo com dificuldades, faz de tudo para preservar sua família.

Com pitadas de humor, O Cravo e a Rosa foi uma novela exibida entre 2000 e 2001 na TV Globo. Escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, a telenovela apresenta a clássica trama vista em A Megera Domada, de William Shakespeare. Abordando o relacionamento confuso entre Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves), a obra, passada na década de 20, é marcada pela inspiração em filmes e fotos do início do século. Além da exibição, a novela foi reprisada nos anos de 2003, 2013 e 2021, no programa Vale a Pena Ver de Novo.

Nos Tempos do Imperador foi uma telenovela da TV Globo exibida entre 2021 e 2022. Apresentando uma versão ficcional a partir de documentos históricos do Segundo Reinado, a obra foi indicada na categoria Melhor Novela na premiação Emmy de 2022. Seu enredo contou com fatos da vida de Dom Pedro II (Selton Mello) e sua relação conturbada com a esposa imperatriz Teresa Cristina (Letícia Sabatella) e a condessa de Barral (Mariana Ximenes).

As novelas de época continuam em produção e estão presentes nos lares brasileiros. Transmitidas em horários diversificados, o público acompanha as tramas em diferentes lugares e marcas de TV. Atualmente, a novela Amor Perfeito, exibida na TV Globo, se passa nas décadas de 30 e 40.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS