Campeonatos de futebol no Velho Continente tentam voltar à normalidade
Aos poucos, o futebol tenta retornar à normalidade de outros tempos. Aqui no Brasil, nada deve mudar nas próximas semanas, mas a situação na Europa é diferente. A Alemanha já retomou a Bundelisga, seu campeonato nacional, o que tem feito a ansiedade aumentar em outros países do Velho Continente.
A La Liga, que é patrocinada pelo Santander Financiamentos, está seguindo os passos do futebol alemão e já tem uma data para retornar às atividades: 8 de junho.
Segundo a conta no twitter da competição, "todos os envolvidos no âmbito esportivo" pelo esforço para retornar à normalidade, e garantiu que vai seguir recomendações do Ministério da Saúde espanhol para a realização de jogos".
O retorno da La Liga foi citado também pelo presidente da Espanha, Pedro Sánchez, em discurso sobre a retomadas das atividades no país. Após medidas rígidas de isolamento social, o país europeu registrou queda acentuada no número de casos e mortes pelo novo coronavírus.
"A Espanha fez o que era preciso, e agora se abrem novos horizontes para todos. Chegou o momento de recuperar muitas das atividades cotidianas. A partir do dia 8 de junho, volta o Campeonato Espanhol", disse o presidente. Ao todo, a Espanha registrou mais de 234 mil casos de covid-19, e mais de 28 mil mortes.
A Espanha segue o exemplo de outros países da Europa e da Ásia, que já retomaram ou vão retomar seus campeonatos. Na Alemanha, por exemplo, os times voltaram a campo no fim de semana do dia 16 de maio.
Em Portugal, os jogos voltarão a acontecer a partir do dia 30 do mesmo mês. Na Rússia a retomada ocorrerá em 21 de junho. Enquanto isso, o campeonato inglês recebeu "sinal verde" das autoridades do país para retornar em junho, mas ainda não marcou data.
Vale lembrar que diversas competições foram adiadas para o ano que vem por causa do coronavírus, como a Eurocopa e a Copa América. Além disso, campeonatos mundiais das categorias de base também ficaram para 2021.
Com o retorno dos campeonatos nacionais, cresce a expectativa também para uma definição sobre o que vai acontecer com a Liga dos Campeões da Europa, o principal torneio do clubes do mundo. A competição foi paralisada nas oitavas de final e ainda não tem data para voltar.