Partida, que seria disputada no Chile, foi transferida após decisão da Conmebol
A mochila do torcedor do Flamengo estava pronta para ser despachada para Santiago, capital do Chile. Os protestos da população contra o governo do presidente Sebastián Piñera, iniciados há pelo menos um mês e que já deixou mais de 20 mortos, fez com a Conmebol retirasse a final da Taça Libertadores do país, e transferisse para Lima, capital do Peru.
A data do duelo entre Flamengo e River Plate, da Argentina, não foi alterado: 23 de novembro. Mas a mudança de rota para chegar a capital peruana fez com que muita gente ainda precise encontrar uma solução para poder assistir a grande decisão.
A mudança forçada do local da final teve o efeito que a própria Conmebol temia ao trocar a sede já com ingressos comercializados para brasileiros e argentinos. Em média, um voo entre Rio de Janeiro e Lima custa cerca de R$ 1.300. Ao pesquisar um voo para a semana entre os dias 17 e 22 de novembro, não é mais possível encontrar passagem a menos de R$ 3 mil.
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, concedeu entrevista ao canal Fox Sports logo após a reunião com a Conmebol que decidiu a mudança de sede. Ele pediu ao torcedor que compreendesse a situação que levou a alteração.
"A gente sabe dos problemas que isso vai trazer às pessoas que tiveram acesso ao ingresso, planos de viagem, hotel, tudo. Mas era algo necessário pelas informações passadas. Sabemos do impacto, e espero que a torcida consiga estar presente e apoiar o nosso time na final", afirmou o dirigente para o Fox Sports.
Nesta quinta-feira (07), o Procon notificou companhias aéreas e operadoras de viagens para que esclareçam sobre os preços das passagens aéreas com destino a Lima, no Peru. Foram notificadas as empresas Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas e Latam Airlines Brasil e as operadoras de viagens Booking.com, Decolar.com, Grupo CVC (CVC Brasil e Submarino Viagens), Hotel Urbano (Grupo HU Viagens e Turismo), Viajanet (TVLX Viagens e Turismo) e 123 Viagens e Turismo.
A mudança de local da final da Copa Libertadores fez a busca de brasileiros por passagens rumo a Lima crescer 2.762%, de acordo com o site de viagens Kayak.
O órgão alega que, após a alteração do local, as passagens aéreas para Lima sofreram um aumento considerável. Em nota, o Procon afirma que "as companhias aéreas deverão informar qual o valor médio das passagens comercializadas com destino à Lima nos últimos 90 dias e qual o valor atual".
A viagem de ônibus não está totalmente descartada, mas é preciso ter paciência. A rota que sai do Rio de Janeiro até a capital peruana é considerada a linha mais longa do mundo, com cerca de 6.035 quilômetros de distância. O trajeto leva cinco dias e pode ser feito pela empresa peruana Ormeño.
Quando o assunto são os ingressos, a resolução do caso é mais fácil. Parte deles foi vendida pela Conmebol e a outra pelos clubes. O Flamengo vendeu 12.500 ingressos à torcida rubro-negra. Neste caso, o reembolso dos valores cabe ao clube.
No campo, a promessa é de um grande jogo. Para que conseguir vencer todos os obstáculos, assistir Flamengo e River Plate será um momento histórico.