Campeonato possui sons personalizados para que os espectadores tenham melhor experiência
As novidades no mundo da tecnologia aparecem todos os dias. Inventar coisas e soluções para problemas do nosso cotidiano estão entre as tarefas mais instigantes da humanidade. No século 21, com o advento de diversas ferramentas tecnológicas, desvendar o mundo é cada vez mais fascinante.
Mostrar essas modificações em nossa sociedade é uma das missões do site Tecnonotícias, sempre antenado com as novidades do mercado. Uma dessas novidades retratadas no site é o novo modelo de transmissão desenhado pela Liga Espanha de Futebol para a retomada do campeonato nacional.
Como se sabe, a pandemia causada pelo coronavírus paralisou diversas atividades esportivas pelo mundo. Campeonatos de futebol foram interrompidos para diminuir a disseminação da doença. Agora, quando esses torneios estão voltando, lideranças sanitárias estão pedindo para que clubes e dirigentes realizem seus jogos com portões fechados, a fim de evitar aglomerações.
Para proporcionar uma sensação mais próxima da realidade para o torcedor que está assistindo ao jogo pela TV, a Liga Espanhola, em uma parceria com as empresas VIZRT e EA SPORTS, está colocando torcedores fictícios nas arquibandas, para simular o som do estádio.
Câmera foram colocadas nas arquibancadas, onde os torcedores normalmente estariam sentados. O objetivo é obter imagens mais amplas e ângulos diferentes, aquelas que limitam a visualização das arquibancadas vazias.
O áudio também foi aprimorado. Os engenheiros de som estão fazendo a ambientação sonora, para que os jogos não fiquem extremamente silenciosos para quem acompanha, algo que é muito diferente do habitual. Embora não seja real, eles vão contribuir para que o espectador tenha uma experiência mais semelhante ao que acontece normalmente.
Essas medidas ainda são temporárias e, devem parar de ser usadas quando os torcedores voltarem para as arquibancadas. Apesar disso, é interessante ver como as novidades nas tecnologias podem ser usadas em amplos espaços.