Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Futebol Sábado, 30 de Novembro de 2019, 10:11 - A | A

Sábado, 30 de Novembro de 2019, 10h:11 - A | A

Coluna Futebol

Quem cai? Zona de rebaixamento do Brasileirão ainda está indefinida

Por Horácio Oliveira

Da coluna Futebol
Artigo de responsabilidade do autor

Cruzeiro, CSA e Ceará devem ficar com as duas últimas vaga para a Série B de 2020

Fotos Agência Senado e Itamaraty

ColunaFutebol

Faltam apenas três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e o título já está com o Flamengo. O time carioca fez uma campanha irretocável, com 26 vitórias, 6 empates e apenas 3 derrotas. São, até o momento, 77 gols marcados e 31 sofridos. Além disso, a equipe tem os dois artilheiros da competição por enquanto: Gabigol, com 22 gols, e Bruno Henrique, com 21.

Mas, se o campeonato está resolvido na parte de cima da tabela, o mesmo não pode ser dito para quem foge do rebaixamento. Os últimos três jogos serão decisivo para, ao menos, 3 clubes que estão com chances de disputar a Série B do Brasileirão em 2020.

O Campeonato Brasileiro rebaixa 4 times. Avaí e Chapecoense já não têm mais chances e deram adeus à disputa. Os times catarinenses, juntos, conquistaram apenas 9 vitórias e marcaram apenas 43 gols.

As duas vagas restantes estão sendo "disputadas" entre alguns clubes. CSA, Cruzeiro e Ceará estão fugindo da degola, mas dois desses clubes terão o desprazer de viver a sina do rebaixamento.

Os sites FiveThirtyEight e Sports Domain LAB, em parceria com a ESPN, projetou a porcentagem de cada um dos clubes ainda envolvidos com a possível queda para a Série B. O Cruzeiro, com 36 pontos, que perdeu nesta quinta-feira (28) para o CSA, por 1 a 0, tem 80% de chances de ser rebaixado. O time mineiro enfrenta nas últimas rodadas Vasco, Grêmio e Palmeiras.

O CSA, que tem 32 pontos, tem 99% das chances de cair. O time comandado por Argel Fucks precisa de um milagre para escapar da Série B. Seus adversários nas últimas rodadas são: Bahia, Chapecoense e São Paulo.

O maior rival do Cruzeiro para ver quem vai ficar com a última vaga na zona de rebaixamento é o Ceará, que tem só um ponto a mais na tabela que o time mineiro, e apenas 20% de chances de cair. Os últimos três jogos do clube nordestino são contra Athlético Paranaense, Corinthians e Botafogo.

Botafogo e Atlético Mineiro, ambos com 42 pontos, e Fluminense, com 41, possuem 1% de chances de rebaixamento e estão praticamente livres da degola.

Nesta sexta-feira (29), o Cruzeiro anunciou a saída do técnico Abel Braga, que comandou o time durante dois meses, teve um retrospecto ruim. Foram 14 jogos, com três vitórias, oito empates e três derrotas. "Eu estive aqui exatamente há dois meses atrás, ontem completaram dois meses e de forma muito rápida, estou saindo, estou me despedindo, com consciência doendo, porque vim com o intuito único exclusivamente de ajudar esse clube esses jogadores e encontrei, no clube, em todos os seguimentos, é o que eu vou levar daqui. Torcendo mais do que nunca pelo Cruzeiro e amizade, o respeito e o carinho. Foram 14 jogos, conseguimos ficar 10 ou 11 sem perder e não conseguimos sair da zona", disse o treinador na entrevista coletiva ao se despedir do clube.

O técnico Adilson Baptista foi escolhido como substituto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS