Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025


Saúde e Bem Estar Domingo, 18 de Junho de 2023, 09:36 - A | A

Domingo, 18 de Junho de 2023, 09h:36 - A | A

Atenção Primária

Campo Grande é a primeira cidade a dar início ao programa PACK

Ferramenta que estabelece ações estratégicas para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde

Layane Costa
Capital News

Divulgação/PMCG

Campo Grande é a primeira cidade a dar início ao programa PACK

Encontro aconteceu na Centro de Testagem e Aconselhamento

O município de Campo Grande foi escolhido como a primeira cidade do Brasil a dar início ao processo de expansão do programa Practical Approach to Care Kit (PACK) “Abordagem Prática para kit de cuidado". Desenvolvido há 24 anos pela Unidade de Translação do Conhecimento da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, o PACK é uma ferramenta que estabelece ações estratégicas para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde.

Uma comissão formada por representantes da Universidade da Cidade do Cabo, Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), envolvidos no processo de implementação do programa em capitais brasileiras, veio para Campo Grande conhecer os processos de trabalho e a estrutura de atendimento.

A comissão foi recebida pela prefeita Adriane Lopes, juntamente com a o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), uma das unidades visitadas pelo grupo.

“Ao unir esforços entre instituições acadêmicas e órgãos de saúde, podemos oferecer uma abordagem prática e eficaz no cuidado aos pacientes. Desta forma, através desta troca de experiência e soma de esforços, poderemos avançar ainda mais e dar uma saúde de melhor qualidade para a população campo-grandense”, destaca a prefeita.

O programa PACK é uma ferramenta reconhecida internacionalmente, desenvolvida com base em evidências científicas robustas, que auxilia os profissionais de saúde na avaliação e manejo dos pacientes na Atenção Primária. Sua implementação traz benefícios significativos, como a melhoria da qualidade dos cuidados, a padronização dos protocolos de atendimento e a promoção de melhores resultados para os pacientes.

“Ao estabelecermos essa parceria, estamos capacitando nossos profissionais de saúde com conhecimentos atualizados e diretrizes embasadas na melhor evidência científica disponível. Isso contribui para uma assistência mais qualificada e segura, além de promover a eficiência dos serviços de saúde”, destaca a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Glória de Araújo.

Além de Campo Grande, as cidades de Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) também devem receber o programa. Juntamente com Curitiba (PR), estas capitais foram contempladas pelo projeto “A Hora é Agora”, que tem o objetivo de ampliar o acesso a diagnóstico, prevenção e tratamento imediato a grupos sociais vulnerabilizados que vivem com HIV e AIDS.

A implementação do programa na Atenção Primária à Saúde nos municípios do Brasil envolve duas etapas. A primeira consiste no desenvolvimento do Guia PACK de treinamento dos profissionais de saúde, que será adaptado conforme a realidade e necessidades locais. Já a segunda fase abrange o treinamento dos líderes locais que vão capacitar as equipes de trabalhadoras e trabalhadores de Saúde.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS