Os 44 alunos de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas iniciaram na tarde desta quarta-feira (25/11) o primeiro dia de competição da 1ª Olimpíada do Conhecimento do Senai em Mato Grosso do Sul, que foi aberta na manhã de hoje pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e vai até a próxima sexta-feira (27/11) na escola da entidade na Capital. Eles estão competindo em oito áreas tecnológicas - segurança no trabalho, tecnologia da informação, tornearia mecânica, eletricidade industrial, eletricidade predial, confecção de roupas, mecânica de manutenção e mecânica de automóveis.
Segundo a coordenadora de educação profissional do Senai, Maise Giacomeli, responsável pela etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, ao todo serão 20 horas de competição em cada área tecnológica, sendo cinco horas nesta quarta-feira, mais cinco no período da manhã de quinta-feira (26/11), outras cinco no período da tarde do mesmo dia e as cinco horas finais na manhã de sexta-feira. “Temos nove candidatos da Capital, 12 são da unidade de Dourados, 12 de Corumbá, oito de Três Lagoas e três de Naviraí, que estão sendo avaliados por 43 técnicos especialistas nas respectivas ocupações”, detalhou.
A competição, considerado o maior evento de promoção da Educação Profissional no Brasil, tem caráter competitivo de atualização tecnológica e de avaliação do processo de ensino aprendizagem da entidade. Na Olimpíada do Conhecimento do Senai, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades - requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.
Competidores
Para Cássio Neves Lemes, aluno do Senai de Dourados e que está competindo na área de eletricidade industrial, o nível de todos os competidores é alto e será difícil conquistar o primeiro lugar. “Apesar disso, vim para vencer e acrescentar isso ao meu currículo profissional que estou começando a formar”, declarou. Assim também pensa Luander Oliveira, do Senai de Corumbá e que vai competir na área de eletricidade industrial. “Vou aproveitar a Olimpíada do Conhecimento para melhorar a minha experiência profissional”, disse.
Eliel Ribas, aluno do Senai de Três Lagos e que também vai competir na área de eletricidade industrial, pontuou que todos os competidores estão capacitados para ganhar, mas espera ter a chance de vencer. “Vou procurar manter a calma”, prometeu. O aluno Jéferson Araújo, do Senai de Naviraí e que vai competir na área de tornearia mecânica, afirma que o evento é a oportunidade para aprimorar os seus conhecimentos. “É mais uma porta para o mercado de trabalho”, analisou. A competidora Cristiane Silva, do Senai de Campo Grande e que vai competir na área de confecção de roupas, a etapa estadual do evento é um conhecimento a mais para que ela consiga chegar à etapa internacional. “Espero aproveitar todas as oportunidades, pois elas vão me ajudar na minha vida profissional”, considerou.
Cerimônia de abertura
Na cerimônia de abertura, Sérgio Longen lembrou que hoje as indústrias já são a base da economia de 19 municípios do Estado e o Sistema Fiems tem o compromisso de apoiar o setor. “Podemos afirmar que não tem faltado ações para atender a demanda das empresas aqui instaladas”, reforçou, completando que essa primeira edição da Olimpíada do Conhecimento do Senai é a realização de um sonho e faz parte do trabalhão de transformação da matriz econômica de Mato Grosso do Sul.
Ele também aproveitou para anunciar que a partir de 2011 a competição será realizada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, reunindo um número maior de competidores e também de cidades do Estado. “Hoje, iniciamos as competições nas áreas de segurança no trabalho, tecnologia da informação, tornearia mecânica, eletricidade industrial, eletricidade predial, confecção de roupas, mecânica de manutenção e mecânica de automóveis, que fazem parte do dia-a-dia das indústrias”, reforçou.
Já o deputado estadual Paulo Corrêa, que também participou da cerimônia de abertura da olimpíada, informou que os alunos campeões serão homenageados na Assembléia Legislativa com a medalha de mérito ambiental. “Nessa competição, não teremos vencedores e vencidos, pois todos os competidores são pioneiros nesse evento e estão abrindo o caminho para a realização anual desse grande evento”, disse, destacando que todos estão buscando a capacitação profissional que é a bandeira do Senai.
O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, ressaltou que a Olimpíada do Conhecimento é a mostra da qualidade na educação profissional para desenvolver o talento, a criatividade e o conhecimento do jovem, formando-o profissionalmente para a competitividade e o crescimento da indústria sul-mato-grossense. “É um evento difusor da educação profissional do Senai, motivador de alunos, docentes e técnicos, que proporciona a troca de experiências, preparando e aprimorando esses jovens para as outras etapas da competição, quer em nível nacional ou internacional”, explicou.
Também participaram da abertura os diretores da Fiems José Francisco Veloso Ribeiro, Irineu Milanesi, Altair da Graça Cruz e Carlos Seiji Tsuge, além da superintendente do Sesi, Maura Gabínio, do superintendente do IEL, Bergson Amarilla, e do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Agronegócio de Campo Grande, Natal Baglioni Meira Barros, entre outras autoridades.