Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura Domingo, 28 de Novembro de 2021, 12:23 - A | A

Domingo, 28 de Novembro de 2021, 12h:23 - A | A

Coluna Cultura

Filmes com importantes lições e valores para seu filho

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Com temas profundos e essenciais, muitos filmes infantis podem ajudar no amadurecimento saudável das crianças

iStock

ColunaCultura

Filmes infantis podem ser um programa muito gostoso para se ter com seus filhos. Não há nada mais divertido do que sentar na frente da TV e ver os pequenos se divertirem, mergulhando nas aventuras de um personagem que se identificam. Mais do que isso, os filmes infantis também têm o poder de ensinar valores e transmitir lições de vida.

É o poder milenar da narrativa! Afinal, a melhor maneira de ensinar é contando histórias. E, para quem deseja se divertir com os pequeninos em sua vida e, ao mesmo tempo, ensiná- los sobre ela, aqui estão algumas opções que vão entreter e agregar ao crescimento das crianças.

Toy Story
Começando por um clássico que não deixa nada a desejar, Toy Story é um filme sobre dividir e amar. Nele, o protagonista Woody vê sua posição como brinquedo favorito ameaçada pela chegada do astronauta Buzz Lightyear e faz de tudo para protegê-la.

Em sua inveja, ele comete erros terríveis e, aos poucos, tem de aprender a dividir e se redimir, reconhecendo que o amor de seu dono, Andy, é multiplicável. Há espaço para todo mundo na caixa de brinquedos e, muitas vezes, o novo é muito bom!

Como Treinar o seu Dragão
A saga do viking Soluço e seu melhor amigo Banguela pode parecer apenas um filme divertido sobre dragões, mas é uma animação que fala para crianças e adultos, garantindo a diversão de ambos.

No primeiro filme, Soluço encontra o valor na amizade eterna do seu companheiro Banguela e toda a história é sobre crescer, encontrar valor em si e confiança no que pode fazer pelo mundo. O segundo filme é sobre encontrar-se, saber quem é e do que é capaz. E no terceiro encontramos uma história sobre aceitar a mudança e deixar que as coisas sigam seu curso. Toda a saga é linda e garante soluços até aos adultos.

Coraline
Adaptação do romance de Neil Gaiman, Coraline é a história de uma menina que se vê negligenciada e carente. Nela, encontramos uma importantíssima lição: coragem é quando você faz alguma coisa, mesmo com muito medo.

O filme pode ser um pouco assustador, mas a animação em stopmotion é lúdica e divertida, e a lição que fica não teria o mesmo impacto se não fossem os aspectos levemente assustadores.

Harry Potter
Transcendendo gerações, Harry Potter consegue, até hoje, falar a todos os desajustados e desencontrados. Durante o amadurecimento, toda criança se encontra perdida em algum ponto, e Harry Potter mostra que ainda é possível encontrar amigos que te amem e vivam aventuras contigo. A saga amadurece junto dos seus espectadores e passa por muitas lições de vida.

Ponte para Terabítia
E, por fim, para marcar a passagem da infância para a adolescência, Ponte para Terabítia é uma história sobre fantasia e companheirismo e possui uma tragédia que confere valor a todo o resto de sua narrativa.

A consciência da finitude da vida é uma das lições que marca o final da infância e inaugura a fase seguinte. Ponte para Terabítia ensina com carinho e pode deixar gravado para sempre a lição sobre a importância de todos os momentos.

Usando de atenção, apostilas do ensino fundamental e artifícios como filmes infantis, todos os pais podem garantir um amadurecimento saudável e completo às suas crianças, se divertindo e aprendendo junto no caminho.

 

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS