Campo Grande 00:00:00 Domingo, 08 de Setembro de 2024


Justiça Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 07:00 - A | A

Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 07h:00 - A | A

Educação e oportunidade

Reeducando tem oportunidade de reduzir até 48 dias de pena através da leitura

Iniciativa da Agepen, mais de 7,4 mil detentos participaram do projeto

Renata Santos Portela
Capital News

Agepen

Reeducando tem oportunidade de reduzir até 48 dias de pena através da leitura

Mais do que reduzir o tempo de encarceramento, a ação visa transformar vidas por meio do acesso ao conhecimento e à educação.

Através da leitura a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) em parceria com universidades e instituições parceiras têm possibilitado a quem cumpre pena, a possibilidade de se inserir na sociedade. A iniciativa, não busca apenas reduzir o tempo de encarceramento, como também transformar vidas por meio do acesso ao conhecimento e à educação.

Cada reeducando que participa do projeto tem a oportunidade de remir até 48 dias de pena por ano, lendo um livro por mês durante 12 meses. O trabalho é monitorado por uma comissão formada por representantes da Agepen e da instituição parceira.

Agepen

Reeducando tem oportunidade de reduzir até 48 dias de pena através da leitura

Com milhares de internos participando, projetos da Agepen levam reinserção social pela leitura

De acordo com a instituição, em 2023, mais de 7,4 mil detentos participaram do projeto. O total se aproxima de 4,5mil no primeiro semestre de 2024, com projeção de superar os índices do ano anterior.

Após concluir a leitura, o reeducando redige um relatório sobre a obra escolhida. O material precisa seguir critérios como estética textual, clareza e abordar realmente o assunto tratado na obra. Após a avaliação é feito o encaminhamento ao Judiciário para a concessão do benefício. 

Em maio de 2021, a Resolução nº 391 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconheceu que atividades não escolares, como leitura, esporte e cultura, contribuem para o aprendizado e para a reinserção social dos detentos. A Portaria Agepen n. 15, por sua vez, disciplina a política de Remição pela Leitura e a política de aquisição de acervo bibliográfico na Agepen/MS.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS