Nesta sexta-feira (15), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) lançaram o “PantanalTECHMS”. A feira será realizada nos dias 28 e 29 de junho, na unidade universitária da UEMS em Aquidauana, para estimular e promover a inovação, tecnologia e sustentabilidade na região do Pantanal.
Será abordado durante o evento o eixo estratégico governamental “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, que abrange as temáticas de agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo.
O evento vai divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção e estimular o desenvolvimento sustentável da região. “Serão mais de 19 vitrines tecnológicas de bovino de leite, bovino de corte, gado pantaneiro, ovinocultura, suinocultura, toda parte de produção vegetal que já existe dentro do Pantanal, piscicultura, pesca, turismo. Todo o agronegócio, agricultura familiar, empreendedorismo, vão ser mostradas dentro do PantanalTECHMS, assim como toda a discussão dos impactos e desafios da Rota Bioceânica e um painel sobre carbono neutro e o impacto da rota celulose”, disse o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.
A UEMS recebeu mais de R$ 12,4 milhões de investimentos públicos para fortalecer ensino, pesquisa e extensão, que visam a contribuição da universidade com o desenvolvimento tecnológico sustentável da região. Também foram disponibilizados cerca de R$ 8,7 milhões para lançamento e apoio de cursos, programa e entrega de mobiliário para a comunidade acadêmica.
Também fazem parte da construção do evento a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado), Fundação MS, Embrapa Pantanal, Prefeitura de Aquidauana e Sistemas Fiems e Famasul. Além dessas, haverá apoio de outras 15 instituições parceiras e a participação confirmada de 40 empresas.