O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Aeroporto Internacional de Corumbá, onde foi recebido por apoiadores com faixas e bandeiras vermelhas. Ele, o prefeito Marcelo Iunes, o governador Eduardo Riedel e outras autoridades embarcaram no helicóptero UH15 Super Cougar, da Marinha do Brasil, para sobrevoar as áreas atingidas pelo fogo no Pantanal.
De acordo com a agenda divulgada pelo Planalto, após o sobrevoo, Lula visitará as instalações da base local do Ibama/Prevfogo para acompanhar os trabalhos de combate aos incêndios florestais no Pantanal. Em Corumbá, o presidente sancionará o Projeto de Lei n° 1818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, uma medida crucial para aprimorar as estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais no Brasil.
Devido à presença de Lula, o aeroporto de Corumbá está com acesso restrito. Apoiadores do presidente se concentram nos arredores do aeroporto, segurando faixas, fotos e bandeiras, na esperança de vê-lo. Alguns chegaram ao local por volta das 07 horas da manhã, enfrentando a temperatura de 17ºC. A rua lateral está interditada desde a meia-noite, e militares permitem a entrada apenas de moradores, funcionários locais e pessoal autorizado.
A visita de Lula destaca a importância da cooperação entre os governos federal e estadual no enfrentamento das crises ambientais que afetam o Pantanal, uma das maiores áreas úmidas do mundo e um ecossistema crucial para a biodiversidade global.