Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 21 de Março de 2025


Legislativo Quinta-feira, 20 de Março de 2025, 17:53 - A | A

Quinta-feira, 20 de Março de 2025, 17h:53 - A | A

Meio Ambiente

Alems prorroga proibição da pesca do dourado por mais dois anos em Mato Grosso do Sul

A medida visa proteger a espécie e tem como objetivo garantir a preservação dos ecossistemas locais

Viviane Freitas
Capital News

Apesar de liberar a pesca profissional e amadora em todos os rios de Mato Grosso do Sul no início deste mês, a Assembleia Legislativa (ALEMS) aprovou, na quarta-feira (19), um projeto de lei que prorroga a proibição da captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do peixe dourado por mais dois anos, em todo o estado. A medida visa proteger a espécie e tem como objetivo garantir a preservação dos ecossistemas locais.

A nova lei permite apenas a prática de "pesque e solte" e a captura para consumo próprio por pescadores profissionais e ribeirinhos. A proibição não se aplica aos peixes dourados criados em cativeiro. Além disso, é autorizada a captura de matrizes e reprodutores no ambiente natural para fins de pesquisa científica ou recuperação de plantéis, desde que haja licença ambiental emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

A pesca do dourado estava proibida desde 2019, quando foi estabelecida uma moratória de cinco anos, que expirou em dezembro do ano passado, durante a piracema. A medida foi prorrogada até o final de março de 2025, mas com a nova legislação, o prazo será estendido até 31 de março de 2027. O projeto foi proposto pelo deputado Marcio Fernandes (MDB) e contou com o apoio dos deputados Gerson Claro (PP), Neno Razuk (PL) e Paulo Corrêa (PSDB).

O Imasul alerta os pescadores sobre as regras atuais para a pesca em Mato Grosso do Sul, como as cotas de pescado e a obrigatoriedade do "pesque e solte". Além disso, é necessário que o pescador amador possua a Carteira de Pescador Amador e licença ambiental. Desde 2020, é permitido levar apenas um exemplar de espécies nativas e até cinco exemplares de piranhas, dentro dos limites de tamanho estabelecidos. Já as espécies exóticas podem ser capturadas sem cota, como apaiari, bagre africano, carpa e tilápia. Nos rios Perdido, Abobral, Vermelho e Negro, a pesca é permitida apenas no sistema de "pesque e solte".

Brasil 61

Fim de defeso na bacia hidrográfica do Rio Paraguai em 28 de fevereiro

Pesca do peixe dourado prorrogado por mais dois anos nos rios do Mato Grosso do Sul

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS