Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Ademar da Silva Jr. Segunda-feira, 26 de Novembro de 2007, 07:00 - A | A

Segunda-feira, 26 de Novembro de 2007, 07h:00 - A | A

Homenagem ao passado, visando o futuro

Ademar da Silva Júnior

Homenagem ao passado, visando o futuro

A diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) concedeu na última quinta-feira (22) a máxima honraria para o principal fundador da entidade, Sylvio Mendes Amado. O fundador e ex-presidente da entidade, recebeu de mim, (Ademar Silva Junior, atual presidente da FAMASUL), o título de presidente de honra da Federação. Além de Amado, outras 29 pessoas que discutiram pela primeira vez a formação da entidade em Mato Grosso do Sul, em 29 de outubro de 1977, e seus parentes receberam honrarias dos diretores.

Eu, lembrou ainda dos presidentes da entidade desde a sua formação e destacou dois deles: José Armando Amado e Léo Brito. “Lembro do José Armando quando eu comecei no Sindicato Rural de Aparecida do Taboado e do Léo Brito que me deu a oportunidade de fazer parte da diretoria. Agora, como presidente, quero dar continuidade no que eles fizeram pela classe”.

Na oportunidade o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participou das homenagens e destacou a importância de lembrar de suas origens. “Nenhuma nação que não sabe de onde vem, sabe para onde vai”. O deputado Federal Waldemir Moka lembrou que a eficiência da produção agrícola no País é a resposta da luta que esses pioneiros travaram na formação do Estado.

O fundador da entidade, Sylvio Amado, lembrou da divisão do estado do Mato Grosso, a dificuldade de se chegar a FAMATO e seu encontro com os presidentes da FAMATO e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), quando ele começou a insistir na formação de uma Federação da Agricultura de MS. “Havia uma rixa entre o Norte e o Sul naquele tempo. Para irmos as reuniões em Cuiabá a distância sempre nos atrapalhava, acabávamos ficando isolados. Quando encontrei o presidente da FAMATO e da CNA no aeroporto em Cuiabá, coloquei a nossa vontade de fundar a FAMASUL”, conta, Amado.

Foram homenageados: Valdomiro de Britto (Aparecida do Taboado), Alécio Maitan (Navirai), Laucídio Pereira da Cunha (Costa Rica), João Nelson Lyrio (Campo Grande), José Armando Amado (Campo Grande), Sylvio Mendes Amado (Campo Grande), Jorci Barbosa Da Silveira (Cassilândia), Valdir Alves Gonçalves (Cassilândia), José Carlos P. De Figueiredo (Corumbá), Ozeas Ferreira Da Silva (N. Alvorada), Antonio Miziara (Paranaíba), Daladier Agi (Paranaíba), Osvaldo Garcia De Oliveira (Campo Grande), Gabriel Julio de Mattos Muller (Cuiabá), Walter de Oliveira E Silva (Fátima do Sul), Wilson Martins (Maracaju), Ramão Ney Magalhães (Ponta Porá) e Lucimar T.da S. Azevedo Marques (Campo Grande).

As homenagens póstumas foram para os familiares: Hélio Capilé, Fernandes Rodrigues Diniz, Wilson Verde Selva, André Melchiades De Barros, Gustavo Adolfo Pavel, João Batista Capelari, Ambrosio João Mondadori, Homero Rebuá Candia, Angelo Sichinel, Orestes Prata Tibery, Joaquim Correa De Albuquerque e Manoel Rosalvo De Souza.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS