Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024


Ademar da Silva Jr. Sábado, 15 de Dezembro de 2007, 10:30 - A | A

Sábado, 15 de Dezembro de 2007, 10h:30 - A | A

Uma base sólida para crescer

Ademar Silva Junior - Presidente da FAMASUL

Uma base sólida para crescer

Diferente dos últimos anos, em que a palavra crise permeou as discussões e as análises referentes ao setor agropecuário brasileiro, 2007 termina com um balanço positivo em diversos setores do agronegócio e, prosseguindo na mesma linha otimista, estão sendo traçadas as perspectivas para 2008.

Mato Grosso do Sul, estado referência no cenário nacional da pecuária de corte, produção de grãos, agroenergia e agroindústria, não fugiu à regra: Produção crescente e preços recordes de soja e milho, recuperação do preço da arroba do boi e principalmente a recuperação do status de área livre de febre aftosa com vacinação, trouxeram aos produtores rurais sul-mato-grossenses um novo alento e mais estímulo para continuar investindo na atividade produtiva.

Depois de ter acompanhado cada mudança de cenário, cada nova perspectiva surgida, sempre analisando o que estas mudanças trariam de vantagens e impactos para o setor agropecuário do estado, a FAMASUL chega ao último mês de 2007 com a sensação do dever cumprido.

Pautada por uma atuação abrangente, a Federação procurou contemplar os interesses dos diversos segmentos do agronegócio em Mato Grosso do Sul. A diretoria da entidade, juntamente com as coordenações das Comissões Estaduais da Pequena Propriedade e Previdência Social; da Pecuária de Leite; de Assuntos Fundiários e Indígenas; da Agricultura, Seguro, Crédito Rural, Logística e Armazenagem; de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; da Pecuária de Corte e Sanidade animal; de Cana-de-açúcar e Biodiesel; de Fruticultura; do Cavalo; de Suinocultura.

Todas essas de caráter técnico e ainda, da Comissão de Assuntos do Pantanal, Comissão Estadual para Negociação Coletiva e Relações do Trabalho e por último, da Comissão Estadual de Assuntos Políticos, promoveu Congressos, seminários, encontros, reuniões e debates, dentro e além de suas salas, sempre com o intuito de aproximar mais os produtores da nova conjuntura, não só do estado e do país, mas dos continentes.

A FAMASUL estabeleceu para os próximos anos até 2010 um planejamento estratégico que tem como base o tripé formado pelo desenvolvimento sustentável do agronegócio, pela defesa dos interesses dos produtores rurais e sindicatos rurais do estado e pelo fortalecimento das relações institucionais nas mais diversas instâncias e categorias. É através da articulação de ações referentes a esses três pilares que a Federação pretende se tornar instituição referência em Mato Grosso do Sul porque acredita que reúne aspectos de tradição, liderança, ética e comprometimento suficientes para tal.

É agindo dessa forma que a Federação pretende consolidar a agropecuária como uma atividade lucrativa, rentável, interessante, que têm na valorização dos recursos humanos e na prática da responsabilidade social e ambiental seus maiores valores.

Nada mais justo, portanto, que sejam dignamente recompensados os responsáveis pela perpetuação da espécie humana: os produtores rurais, que se dedicam a produzir o alimento indispensável à vida. E que no próximo ano, tenhamos mais dignidade para produzir.

Contem, hoje e sempre, com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.



Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS