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Stock Car agita Interlagos neste fim de semana
De folga na F1, Felipe Massa descansa no Brasil. Mas como o seu mundo é o automobilismo, além de disputar corridas de kart com os amigos, estará em Interlagos neste fim de semana para acompanhar a Stock Car, que chega à quinta etapa do campeonato com quatro vencedores diferentes em cada uma das corridas já disputadas, um único piloto praticamente garantido no playoff decisivo, que é o líder Max Wilson, dois empatados no segundo lugar e uma disputa tão acirrada pelas dez vagas do playoff que o atual campeão, Ricardo Maurício, ocupa apenas a 8ª colocação.
Já considerada uma das três mais importantes categorias de carros de turismo do mundo graças ao nível de equipes, pilotos e organização, a Stock Car brasileira procura aprimorar suas regras em relação ao pit-stop para reabastecimento e troca de pneus. E esta corrida marca a estréia de duas novas regras. O reabastecimento, introduzido no regulamento alguns anos atrás, tinha como objetivo criar mais alternativas para trocas de posições. Mas a quantidade de gasolina injetada no tanque em cada parada era apenas 10 litros e as diferenças de estratégias tinham pouca influência no resultado porque todos os pilotos eram obrigados a fazer o pit stop dentro de uma janela de 10 minutos. Hoje o reabastecimento é de 20 litros e agora não vai mais existir uma janela de tempo com começo e fim determinados. A partir da volta seguinte ao vigésimo minuto de corrida, os boxes ficam abertos até o fim da corrida e as equipes podem fazer o seu pit-stop, obrigatório, a qualquer momento.
Com essa nova regra, as estratégias ganham mais importância. Deixar para fazer o pit stop mais tarde, por exemplo, pode dar vantagem a um carro que, eventualmente, esteja sem tráfego na pista. Mas existe o risco de pane seca, porque os tanques dos novos carros são menores. E o melhor de tudo é que, a partir de agora, reabastecimento e troca de pneus são feitos ao mesmo tempo, como na F1. Até então, eram operações separadas, cada uma com o seu pit-stop. A troca de pneus não é obrigatória, o que também passa a ser uma variável importante em algumas pistas.
Outra regra nova, mais difícil de ser percebida pelo público, mas também com grande influência nos carros é que apenas os seis primeiros do grid serão obrigados a largar com o mesmo jogo de pneus usados no treino classificatório. Quem largar de sétimo para trás poderá começar a corrida com pneus novos e, portanto, com um melhor rendimento nas primeiras voltas. Mas fica aí a questão — é interessante gastar um jogo novo de pneus no início de corrida, quando o tráfego é intenso e as ultrapassagens são mais difíceis? Quem optar por essa estratégia, no pit stop terá que trocar por um pneu usado porque cada piloto tem direito a apenas dois jogos de pneus por corrida. São alternativas para as equipes começarem a conhecer a partir desta etapa de Interlagos.
A Stock Car assiste ainda a uma primeira mudança nas cadeiras este ano. Ricardo Zonta retorna ao cockpit de sua própria equipe substituindo Rodrigo Sperafico. A equipe Full Time anuncia a volta de Guto Negrão no lugar de Daniel Landi. E na Action Power Fábio Carreira, atual campeão da Stock Light, entra no lugar de Tarso Marques. O novo dono da vaga de Enrique Bernoldi (equipe RCM), que passou a correr na F-Superliga européia, será conhecido hoje no primeiro treino livre.
Desde que a Stock Car entrou na era dos motores V8, em 25 corridas, 13 foram vencidas por pilotos que largaram na primeira fila (sete dos quais, na pole position). E apenas cinco foram vencidas por quem largou da terceira fila para trás.