No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Governo de Mato Grosso do Sul lança a campanha “Turismo Responsável é o que Protege a Infância e a Juventude”. O objetivo é conscientizar atores e agentes do turismo sobre a importância de identificar e relatar sinais de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes em estabelecimentos e destinos turísticos.
- Saiba mais
- Delegacia lança cartilha sobre violência contra crianças e adolescentes
- Maio Laranja: Agems se torna apoiadora da campanha contra exploração infantil
- Projeto Nova: ‘Além dos Sentidos’ estreia hoje
- Maio Laranja: Saiba como denunciar criança ou adolescente vítima de abuso sexual
- Maio Laranja: Comportamentos de crianças vítimas do abuso sexual
- Maio Laranja: Mato Grosso do Sul registra 9 casos de violência sexual infantil por dia
- PRF promove operação em alusão ao Maio Laranja em Mato Grosso do Sul
- Maio Laranja: Ações básicas para proteger as crianças e adolescentes
- Maio Laranja: Como proteger as crianças e adolescentes do abuso sexual
- Maio Laranja: Dia D tem retrato de superação ao abuso
- Mais uma fase da operação Caminhos Seguros é deflagrada no Estado
- Maio Laranja: Debates e entrega de planfletos fazem parte da Semana Estadual de Combate à Pedofilia
- Maio Laranja: Alunos fazem blitz e entregam panfletos em frente à escola
- Maio Laranja: Abuso sexual, precisamos falar sobre isso
- Maio Laranja: Evento online discute rede de atendimento às crianças e adolescentes
- Trabalho de investigação contribui para proteção às crianças em Mato Grosso do Sul
- Maio Laranja encerra com 852 casos de abusos e exploração sexual infantil em MS
A orientação proposta pela campanha é que, diante qualquer suspeita, os órgãos competentes como o Conselho Tutelar da cidade, o Disque Denúncia Nacional (disque 100) ou a Polícia Militar (pelo 190) seja acionados.
A campanha faz parte das ações do projeto “Proteção à Infância e Adolescência nos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul”, que tem o objetivo promover o turismo responsável, ético e seguro as crianças e adolescentes. O projeto está alinhado às políticas do Ministério do Turismo, que propõem a adesão voluntária por parte do trade turístico ao Código de Conduta Brasil “Contra Exploração Sexual de Crianças e adolescentes no Turismo”.
O projeto seguirá com oficinas a serem realizadas a partir de junho nas principais regiões turísticas do estado. A gestora da FundturMS, psicóloga Tania Regina Comerlato, explica que serão vários encontros com as principais organizações que representam o turismo em MS. “O objetivo é sensibilizá-los para que os mesmos assumam compromissos com a proteção à infância e promovam junto aos seus colaboradores a prevenção contra as violências praticadas em crianças e adolescentes, de acordo com o ‘Código de Conduta Brasil’”, explica Tânia.
O Código de Conduta
O Código de Conduta Brasil faz parte das políticas públicas brasileiras e é uma importante ação contida no Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que também faz parte das ações estaduais em alusão ao 18 de maio: “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.