Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Reportagem Especial Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 07:15 - A | A

Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 07h:15 - A | A

Dia D

Maio Laranja: Dia D tem retrato de superação ao abuso

Data necessária para alertar e conscientizar a sociedade

Layane Costa
Capital News

Marcelo Casal/Agência Brasil

Fotografia para ilustrar matéria sobre violência infantil

..

Nesta quarta-feira (18), é realizado o Dia D em alusão ao Maio Laranja, em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Esta data é necessária para alertar e conscientizar a sociedade sobre o assunto.

 

Quando uma criança ou adolescente se torna vítima de um abusador, ela desenvolve grandes traumas e consequentemente compromete o comportamento da mesma. Os responsáveis precisam sempre ficar atentos em relação a isso.

 

Sinais de quando uma criança ou adolescente está precisando de ajuda:

• Marcas físicas no corpo: hematomas, feridas, dores nas partes íntimas;
• Mudanças ou oscilações emocionais;
• Comportamento sexualizado demais para a idade;
• Teme alguém em particular: chora ou muda de comportamento quando vê a pessoa;
• Comportamentos autoagressivos: se bate, se morde, arranca cabelos, se machuca propositalmente.

 

Acervo pessoal

Viviane Vaz

Viviane Vaz, psicanalista

É necessário ensinar, conversar e orientar as crianças. “Acreditamos que ações de prevenção com informações na linguagem adequada à idade podem evitar casos e fortalecer os direitos da criança e do adolescente!”, afirmou a Psicanalista e coordenadora do Projeto Nova, Viviane Vaz.

Willian Oliveira/VW Comunicação

Homem acusado de matar enteada era quem cuidava as crianças enquanto a mãe trabalhava

Anne Karine Sanches Trevizan, Delegada da DEPCA

 

Conforme a delegada titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Anne Karine Sanches, quando alguém comete uma omissão de denúncia pode estar cometendo um crime penal. "A omissão é uma figura típica, sim, para a pessoa que tenha conhecimento da criança ou adolescente que está sendo vítima de algum crime e não leva a conhecimento da autoridade pública. A pena ainda é aumentada se a omissão resulta em lesão corporal de natureza grave e triplicada se resulta em morte. E ainda a pena se resulta em dobro, se essa omissão é praticada por ascendente, parente consanguíneo até o terceiro grau, responsável legal, tutor, cuidador, padrasto ou madrasta da vítima. Aquelas que realmente tem a responsabilidade de cuidar, mas mesmo assim se omite" explicou a delegada.

 

Lançamento VideoClipe

Ainda neste mês, a cantora e compositora Deyse Dittmar em parceria com o Projeto Nova, lançou o videoclipe da música "O tempo não parou". A cantora relata na letra da música um manifesto sobre a defesa da infância e caminhos reais da ressignificação, tratamento e vitória contra o sofrimento causado pelas marcas da violência na infância.

Reportar News

Maio Laranja: Dia D tem retratos de superação ao abuso

Cantora e compositora Deyse Dittmar

 

Ainda na música conta a história real de uma vítima que enfrentou os traumas, sofreu com os efeitos do tempo e das transformações, mas que encontra na ação do tempo, as mudanças necessárias bem como o empoderamento suficiente para assumir o protagonismo de sua história. 

 

Em conversa com Deyse, ela relata o quanto é gratificante ter lançado uma música que pode encorajar outras vítimas. "Para mim é muito gratificante o que está acontecendo, poder usar da minha voz, para levar essa mensagem" declarou. 

 

A cantora ainda ressalta que sofreu abusos sexuais em sua infância. "Eu também sofri abuso na minha infância, recentemente eu tive uma negativa do judiciário, a minha denúncia não pode ser levada adiante porque prescreveu o crime, então é a minha forma de dar voz para isso. É intencional que esse lançamento ocorresse no mês de campanha, para justamente ser um momento em que as pessoas estão com o olhar voltado para isso".

 

Para Deyse esse lançamento é um um acalento na vida das vítimas. “A gente espera que isso seja visto por muitas pessoas, escutados por muitas pessoas, na intenção de prevenção e também de acalento para aqueles que também passaram por isso", frisou. 

 

 

Projeto Nova 

O Projeto Nova Transforma está há mais de 12 anos acolhendo crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual em Campo Grande. É um programa completo de assistência gratuita nas áreas de psicologia, esporte, educação, arte terapia, culinária e empreendedorismo.

 

São oferecidas ações de fortalecimento de vínculos familiares, geração de renda para as mães, cultura e lazer. Além de conduzir a superação dos traumas.

Projeto NOVA - Institucional

 

O projeto Nova é sem fins lucrativos e o sustento financeiro vem de mantenedores, parceiros, ações beneficentes, donativos e venda de produtos, entre outros.

 

Para ajudar o projeto as doações podem ser realizadas na conta do Projeto / Funasph: Caixa Econômica - Agência: 3144 Operação: 013 - Conta: 13566-0

CNPJ: 07.650.299/0001-79

Pix 67999748272

Mais informações podem serem obtidas através do WhatsApp (67) 3324-4200. http://projetonova.com/

 

Serviço

As denúncias são anônimas e podem ser feitas por diversos canais como Conselhos Tutelares, Cras, Ministério Público ou no Disque 100, Depca - (67) 3323-2500 e Deam - (67) 4042-1324.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS