Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Reportagem Especial Segunda-feira, 15 de Maio de 2023, 18:32 - A | A

Segunda-feira, 15 de Maio de 2023, 18h:32 - A | A

Maio Laranja

Maio Laranja: Saiba como denunciar criança ou adolescente vítima de abuso sexual

Mês de maio é em alusão ao combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Layane Costa
Capital News

Divulgação/Depac

Maio Laranja reacende a importância do combate à exploração sexual infantojuvenil

DEPCA MS

O mês de maio tem como objetivo orientar a sociedade, em combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pensando nisso, foi desenvolvida a campanha "Maio Laranja". 

 

A reportagem do Capital News, conversou com a Delegada titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Anne Karine Sanches, sobre quais são os meios em que as pessoas podem denunciar esses tipos de crimes. "As denúncias de crimes que envolvem criança e vítima, podem ser feitas na DPCA, nas delegacias de todo o Estado ou através do Disque 100 onde a denúncia é anônima", explicou uma delegada. 

 

Ela ainda reforça a necessidade do denunciante ter o máximo de informações possíveis. "O que é importante é que o denunciante traga essa denúncia, o máximo de informações possíveis, nome da vítima, idade, local dos fatos, quem é o autor, o que está acontecendo, qual é o crime, com que acontece. Para que a gente consegue identificar a vítima, local que nós encontramos a vítima, para intimá-la para que ela venha até a delegacia, passe pelo depoimento especial e nós iniciamos a investigação criminal”, afirmou Anne. 

Álvaro Rezende/Portal MS

A Polícia Civil usa tecnologia nas investigações para proteção de crianças e adolescentes

Delegada Anne Karine

 

Ainda conforme a delegada, quem deixa de denunciar quando presencia ou descobre atos de violências, podem estar cometendo um crime penal. "A omissão já é notificada no código penal, mas a lei Henry Borel, trouxe uma nova figura típica, que fala ainda que deixar de comunicar a autoridade pública, a prática de violência, de tratamento cruel, degradante ou formas violenta de educação, correção ou disciplina contra a criança ou adolescente, ou abandona de incapaz. Nessa tipificação, há uma penalização, que é de detenção de seis meses a três anos”, explicou. 

 

Ainda ressaltou: "Portanto, a omissão é uma figura típica, sim, para a pessoa que tenha conhecimento da criança ou adolescente que está sendo vítima de algum crime e não leva a conhecimento da autoridade pública. A pena ainda é aumentada se a omissão resulta em lesão corporal de natureza grave e triplicada se resulta em morte. E ainda a pena se resulta em dobro, se essa omissão é praticada por ascendente, parente consanguíneo até o terceiro grau, responsável legal, tutor, cuidador, padrasto ou madrasta da vítima. Aquelas que realmente tem a responsabilidade de cuidar, mas mesmo assim se omite" explicou.

Álvaro Rezende/Portal MS

“Plantão DEPCA” vai atender 24 horas crianças e adolescentes na Capital

Local vai contar com sala 24 horas

 

 

Para atender melhor às vítimas a DEPCA inaugurou no dia 03 de maio, um novo espaço. "Até o momento presente, foram registrados 16 boletins de ocorrências e dois autos de prisão em flagrante, de crimes de estupro de vulnerável, maus tratos, lesão corporal e violência doméstica" declarou Anne.

 

Ela força "a estrutura foi totalmente pensada é um ambiente, protegido para atender, com a melhor qualidade a criança e o adolescente". 

 

serviço

As denúncias são anônimas e podem ser feitas por diversos canais como Conselhos Tutelares, Cras, Ministério Público ou no Disque 100, Depca - (67) 3323-2500 e Deam - (67) 4042-1324.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS