Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 07:32 - A | A

Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 07h:32 - A | A

Dia D

Maio Laranja: Mato Grosso do Sul registra 9 casos de violência sexual infantil por dia

Em 4 meses, foram registrados 1.092 denúncia

Viviane Silva
Capital News

Divulgação/PCMS

Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA)

Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA)

Um levantamento do “Disque 100”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, apontou que de janeiro a abril deste ano, Mato Grosso do Sul registrou 1.092 denúncias de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes, ou seja, uma média de nove denúncias por dia. 

A campanha “Maio Laranja” é uma iniciativa para dar visibilidade ao assunto, já que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é lembrado no dia 18 de maio. Ações de proteção de crianças e adolescentes, e de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, estão sendo realizadas no Estado, em especial durante a campanha.

Acervo pessoal

Viviane Vaz

Viviane Vaz, psicanalista


"Perceber os sinais comportamentais de uma criança menor de 6 anos que pode estar sofrendo abuso sexual é de extrema importância pois pode permitir a identificação precoce do problema e a intervenção necessária para protege-la. O abuso sexual é uma forma grave de violência que pode ter consequências físicas, psicológicas e emocionais significativas", comenta a coordenadora do Projeto Nova, Viviane Vaz.

Disque 100

O Disque 100 é um canal da política dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante. O serviço também recebe denúncias pelo aplicativo WhatsApp, no número (61) 99656-5008.

 

Imagens, vídeos e documentos que reforcem a denúncia podem ser enviados por meio do aplicativo. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas – com dados sigilosos – e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. O serviço pode ser acionado por qualquer pessoa, todos os dias, sem interrupção.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS