Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017, 12:22 - A | A

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017, 12h:22 - A | A

DESCASO

Funcionários da Santa Casa são presos após recusar atendimento à vítima grave

Bombeiros tiveram que pular portão para garantir atendimento a paciente

Laura Holsback
Capital News

A. Ramos/Capital News

Entrada da emergência da Santa Casa obstruída

Bombeiros foram impedidos de entrar com vítima no Pronto Socorro da Santa Casa

Dois funcionários da Santa Casa foram detidos e levados para prestarem depoimento em delegacia depois de recusarem atendimento à vítima que estava em estado grave. A confusão envolveu militares do Corpo de Bombeiros que, diante da omissão de socorro, tiveram que pular o portão que estava fechado e puderam garantir o atendimento ao paciente.

 

Consta em Boletim de Ocorrência sobre o episódio que equipe de socorristas foi ao hospital, na noite de sábado (5), com rapaz, de 31 anos, em estado grave. Em acidente de trânsito, o paciente teria sofrido fratura exposta em umas pernas, amputação do dedo do pé direito e trauma no tórax. Segundo alegação dos bombeiros, a vítima foi levada para a Santa Casa sob ordem da Central de Regualação de Vagas. Contudo, socorristas depararam-se com o portão do hospital fechado.

 

A entrada dos bombeiros com a vítima no pronto-socorro foi negociada com dois porteiros durante quase meia hora. Os funcionários defendiam que o paciente não havia tido o encaminhamento regulado e estavam proibidos de permitir novas internações sem a devida regulação. Enquanto isso, a vítima de acidente permanecia dentro da ambulância entre a vida e a morte, aguardando pelo atendimento especializado.

 

Depois de muito bate-boca, bombeiros pularam o portão, abriram o cadeado e só então pudem levar o paciente para socorro médico. O caso foi parar na polícia e é investigado como omissão de socorro. Os dois funcionários envolvidos na confusão chegaram a ser detidos, mas foram liberados depois de prestarem esclarecimentos na Delegacia de Pronto Atendimento (Depac) do Centro.

 

 A reportagem tentou contato por telefone com a assessoria de comunicação da Santa Casa que solicitou envio de e-mail. No entanto, não houve resposta até a publicação desta matéria.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS