Para atender as famílias atingidas pelo incêndio na Comunidade do Mandela, a Secretaria de Assistência Social (SAS) vai manter um plantão neste final de semana. Durante uma reunião para definir o plano de ações para o sábado e domingo, a prefeita Adriane Lopes ressaltou que o objetivo é garantir a assistência das famílias, seguindo os parâmetros das políticas públicas.
“É importante manter a proximidade com a comunidade. Por isso, vamos continuar a prestar esses serviços de atendimento e a todas as necessidades dessas famílias”, disse Adriane.
Conforme a secretária-adjunta da SAS, Inês Mongenot, o Cras Estrela do Sul, será um ponto de apoio que ficará aberto das 7h às 17h para orientar as pessoas, receber doações e enviar alimentação que for necessária ao local.
No local onde houve o incêndio, a SAS montou uma tenda para organizar a distribuição e recebimento de alimentos e água e realizar atendimento técnico. “Estamos disponíveis para atender as famílias e ficar próximos do território, ajudando em qualquer intercorrência”, ressaltou a secretária-adjunta.
No local foram montadas 14 tendas de apoio, são distribuídos colchões para as famílias que optaram por ficar no local. Cada tenda tem capacidade para dez colchões e as lideranças da ação organizam a distribuição das famílias nos ambientes.
Foi organizado um acolhimento na Escola Municipal Kamé Adania, localizada no conjunto Habitacional Nascente do Segredo. Apesar de poucas famílias buscarem a escola para dormir, o acolhimento continua sendo ofertado e no espaço as famílias também têm a possibilidade de realizar a higiene pessoal.
Ainda a prefeitura ofereceu aos atingidos o Programa Locação Social. O diretor-adjunto da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), Claudio Marques Junior, reforçou a oferta do programa aos moradores do Mandela. “O aluguel social já foi ofertado para essas famílias em outro momento. Essa é uma alternativa segura, rápida e eficiente no segmento habitação de interesse social para que essas famílias tenham acesso à moradia digna e possam alugar uma casa”, explicou o gestor.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Sisep) instalou oito postos de sete metros de altura, 16 luminárias de Led 180 watts, 30 lâmpadas fluorescentes, 30 tomadas de 127 watts, 30 soquetes E27 e a retiradas de 260 metros de fios que estavam em curto. Além disso, após o fogo estar controlado a Sisep realizou a limpeza do local para evitar acidentes com os moradores e colocou pedras nas vias para evitar que os resíduos do fogo usassem as casas dos moradores.