Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 15 de Abril de 2025


Economia Segunda-feira, 14 de Abril de 2025, 09:55 - A | A

Segunda-feira, 14 de Abril de 2025, 09h:55 - A | A

Sebrae/MS

Mato Grosso do Sul lidera uso do Pix entre pequenos negócios

4% dos clientes de microempresas no estado preferem o pagamento digital

Viviane Freitas
Capital News

Quatro anos após o seu lançamento, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros, sendo utilizado por 76,4% da população, segundo levantamento divulgado pelo Banco Central em dezembro de 2024. A modalidade lidera a preferência nacional, superando o cartão de débito (69,1%) e o dinheiro em espécie (68,9%).

Em Mato Grosso do Sul, o Pix também lidera entre os micro e pequenos negócios, sendo a principal forma de pagamento para 54% dos consumidores, conforme dados da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o IBGE. O Estado ficou em primeiro lugar no país no uso do Pix para aquisição de produtos e serviços em 2023.

Apesar da popularidade, a ampla adoção do Pix tem reduzido o uso de cédulas e moedas em circulação, o que afeta diretamente pequenos comércios, que muitas vezes enfrentam dificuldades para oferecer troco aos clientes que ainda pagam em dinheiro. O estudo do Banco Central também mostrou que 14% dos consumidores ainda preferem o cartão de crédito, enquanto 9% utilizam o cartão de débito.

A pesquisa nacional, intitulada “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, ouviu duas mil pessoas entre maio e julho de 2024, incluindo mil caixas de comércios. O estudo revelou que o Pix é o meio de pagamento mais usado com frequência, sendo citado por 46,1% dos entrevistados, seguido por dinheiro (22%), cartão de débito (17,4%) e cartão de crédito (11,5%). A próxima edição está prevista para 2027.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS