Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realizou a cerimônia de posse da nova administração para o biênio 2025/2026. O evento ocorreuno plenário do Tribunal Pleno e marcou a transição de liderança, com a posse do desembargador Dorival Renato Pavan como novo presidente do TJMS.
Após assinar o termo de posse e receber o Grande Colar da Ordem do Mérito, o Des. Dorival Renato Pavan assumiu o assento presidencial e reafirmou seu compromisso com a lealdade e a honra no desempenho de suas funções. Em seu discurso, destacou a responsabilidade de conduzir o Poder Judiciário nos próximos dois anos, ressaltando a importância da prudência, da harmonia entre os colegas e da continuidade das políticas institucionais.
TJMS
O evento aconteceu na última sexta-feira (31), no plenário do Tribunal Pleno e marcou a transição de liderança
O novo presidente também enfatizou a necessidade de priorizar a dignidade humana e os direitos fundamentais, citando modelos de gestão judicial adotados na Europa. “Trata-se de implementar a concepção da denominada administração dialógica, em que a população possa ser ouvida previamente antes da tomada de decisões que se reflitam no meio social, através das Coordenadorias, Comissões e Comitês já existentes no Tribunal, colhendo elementos dos destinatários das ações administrativas emanadas do Judiciário, antes de serem colocadas em prática e implementadas”, explicou.
Além do presidente, outros membros da nova administração foram empossados. O Des. Fernando Mauro Moreira Marinho assumiu o cargo de Vice-Presidente, enquanto o Des. Ruy Celso Barbosa Florence foi nomeado Corregedor-Geral de Justiça. Ambos prestaram juramento e reafirmaram o compromisso de atuar com responsabilidade e dedicação.
O governador Eduardo Riedel esteve presente na solenidade e destacou a importância do Judiciário no desenvolvimento do Estado. “Eu desejo uma gestão profícua e transformadora da nossa realidade. É isso que o povo sul-mato-grossense espera de nós: um Estado proativo, responsável, mais justo e igualitário. Que possamos, juntos, nos tempos que virão, trabalhar em uníssono para distribuir com equidade as oportunidades de uma vida melhor para todos. Contem com este Governador como parceiro permanente das causas coletivas do nosso Mato Grosso do Sul”.
Durante a cerimônia, um momento especial emocionou os presentes: o neto do presidente Dorival Renato Pavan fez um discurso repleto de carinho e gratidão. Ele destacou o orgulho de tê-lo como avô e exemplo de vida. “Vovô, parabéns por esse dia e obrigado por ser todos os dias o vovô que você é. Te amo!”, declarou, arrancando aplausos e sorrisos da plateia. Ao final, os novos empossados receberam cumprimentos de autoridades e convidados, encerrando o evento com um clima de otimismo para o futuro do Judiciário sul-mato-grossense.
Currículos da Nova Gestão do TJMS
Presidente: Des. Dorival Renato Pavan – Natural de Mandaguari (PR), ingressou na magistratura em maio de 1985. Em outubro do mesmo ano, foi promovido para Ribas do Rio Pardo. Tornou-se juiz de segunda entrância com a promoção, em fevereiro de 1988, para a 3ª Vara Cível da comarca de Corumbá.
Em dezembro de 1991, uma nova promoção o levou para a entrância especial e passou a judicar na 3ª Vara Criminal de Campo Grande. Em fevereiro do ano seguinte, foi removido para a 5ª Vara Cível da mesma comarca.
Em julho de 2008, foi promovido para o cargo de desembargador. Foi designado em fevereiro de 2021 para exercer a função de diretor-geral da Escola Judicial de MS (Ejud-MS). Atuou como vice-presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2023/2024.
Vice-Presidente: Des. Fernando Mauro Moreira Marinho – Nascido em Belo Horizonte (MG), ingressou na magistratura de MS em setembro de 1980. Em dezembro de 1982, uma promoção tornou-o juiz de segunda entrância, levando-o para judicar em Amambai. Em outubro de 1984, foi removido para a 1ª Vara da comarca de Fátima do Sul.
Uma nova promoção, em setembro de 1988, levou-o para judicar na capital como juiz de entrância especial. Em Campo Grande, foi removido para a 1ª Vara Cível, para a 2ª Vara Criminal e para a Vara de Sucessões. Em setembro de 2008, foi promovido para o cargo de desembargador. Exerceu o cargo de corregedor-geral de Justiça no biênio 2023/2024.
Corregedor-Geral de Justiça: Des. Ruy Celso Barbosa Florence – Natural de Aguaí (SP), ingressou na magistratura estadual em 1986 na comarca de Bonito. Foi promovido, por merecimento, para a 1ª Vara Cível e Criminal da comarca de Paranaíba (segunda entrância) em 1988.
Em 1990, foi removido, a pedido, para a 1ª Vara Cível da comarca de Aquidauana. Em 1996, foi promovido, por merecimento, para a 4ª Vara de Família de Campo Grande (entrância especial). Em 2007, foi removido, por permuta, para a Vara de Execução Fiscal Estadual de Campo Grande.
Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul nos biênios 2001/2002 e 2009/2010.
Mestre e doutor em Direito das Relações Sociais, foi juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em 2011, até tomar posse como desembargador no dia 18 de maio daquele ano.
Assista na integra a cerimonia de posse da nova gestão do TJMS clicando AQUI.