Fiems
Campanha pretende, também, estimular a produção leiteira do Estado. Setor tem enfrentado desafios, incluindo fechamento de indústrias
A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com os Supermercados Comper, inicia neste sábado, 1º de junho até o dia 9, uma campanha de arrecadação de leite. O objetivo, além de doar o leite arrecadado para instituições sociais como Movimento Mãe Águia, Casa Lar, Centro de Promoção Social Palotinas (CPROSPAL), Hospital de Amor e Casa de Apoio Santa Clara de Assis, pretende fomentar a indústria de laticínios do Mato Grosso do Sul.
De acordo com informações da assessoria, a produção leiteira do Estado tem enfrentado alguns desafios nos últimos anos. A captação do leite, por exemplo, teve redução de 46% nos últimos sete anos. Percentual que, infelizmente, resultou no fechamento de indústrias, deixando outras ociosas durante a maior parte do ano. A queda afeta diretamente a cadeia produtiva, desde os produtores até as indústrias de laticínios.
“As campanhas de arrecadação de leite pasteurizado, como a realizada com a rede Comper, permitem mostrar a importância do leite para pessoas em situação de carência alimentar, com doenças como câncer e renais, idosos e dependentes químicos, que adquirem qualidade de vida com uma nutrição rica em nutrientes como o leite e seus derivados”, afirma o Secretário Executivo da Câmara Setorial do Leite do MS, Orlando Serrou Camy Filho.
Semana do Leite
A Semana do Leite, realizada anualmente na primeira semana do mês de junho, é o momento em que são realizados diversos eventos, incluindo cursos técnicos, palestra e campanhas de arrecadação de leite para doação. Essas ações visam estimular e dar visibilidade aos produtos lácteos e combater a diminuição do consumo de leite fluindo, influenciada por mudanças de hábitos alimentares e informações distorcidas no mercado.