Conforme pesquisa feita pela consultoria Arko Advice, os ministros sul-mato-grossenses Luiz Henrique Mandetta e Tereza Cristina, respectivamente das pastas Saúde e Agricultura, estão no topo do ranking de parlamentares mais bem avaliados do país. A pesquisa foi divulgada pela revista Veja. Porém, em um momento crucial da saúde brasileira, o Presidente da República, Jair Bolsonaro exonerou o ministro Mandetta, após discordâncias em declarações e posturas.
Luiz Henrique Mandetta chegou a declarar antes de sair do Ministério da Saúde que, “60 dias tendo de medir palavras. Você conversa hoje, a pessoa entende, diz que concorda, depois muda de ideia e fala tudo diferente. Você vai, conversa, parece que está tudo acertado e, em seguida, o camarada muda o discurso de novo. Já chega, né? Já ajudamos bastante", afirmou.
Após saída do Governo Federal, Mandetta chegou a visitar parlamentares, prefeitos, e gestores da saúde do Mato Grosso do Sul, assim como recebeu vaga de conselheiro no DEM, partido ao qual pertence.
Diversos políticos nacionais e do Mato Grosso do Sul, reconheceram o trabalho desenvolvido pelo ex-ministro da saúde, durante a sua gestão e toda a competência do mesmo como médico.
Nelson Teich assumiu o Ministério da Saúde após a saída de Luiz Henrique Mandetta, porém, o mesmo permaneceu no cargo apenas um mês após divergências com o Presidente.
Com isso o general Eduardo Pazuello assumiu de forma interina o Ministério da Saúde, no dia 16 de maio, sendo efetivado no dia 16 de setembro como Ministro da Saúde.
Carioca, Eduardo Pazuello é general de três estrelas. Se formou em 1984 na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), como Oficial de Intendência, área responsável por tarefas administrativas e de logística.
Ao longo da carreira, coordenou as tropas do Exército durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e esteve à frente da Base Logística Multinternacional Integrada na tríplice fronteira. Em 2018, coordenou a Força-Tarefa Logística Humanitária (Operação Acolhida), responsável por abrigar refugiados da Venezuela
- Saiba mais
- Mandetta nega que sairá do Ministério da Saúde: “Nós vamos continuar”
- Após deixar Saúde, Mandetta visita Marquinhos Trad em Campo Grande
- Congresso vai apurar dossiê contra Mandetta, diz Nelsinho
- Mandetta escapa de processo por suposto desvio de verba pública
- Políticos de MS lamentam demissão do ministro Mandetta
- Mandetta participa de live na Câmara da Capital nessa quarta-feira
- Ministério da Saúde chama 5 mil médicos contra o coronavírus
- Mandetta cobra 'fala única' do governo sobre covid-19
- Mandetta diz que vai escrever livro sobre atuação na pandemia
- Mandetta anuncia em rede social que foi demitido do Ministério da Saúde
- Mandetta diz não ver "utilidade" em divulgar teste de Bolsonaro para Covid-19
- "Temos que melhorar esse negócio de quarentena, foi precipitado", diz Mandetta
- Presidentes da Câmara e do Senado enaltecem Mandetta: "verdadeiro guerreiro"
- Mandetta não descarta concorrer à presidência em 2022
- Mandetta admite que deixará ministério da Saúde: "Já chega, né?"
- Mandetta terá vaga como conselheiro nacional do DEM
- Na despedida, Mandetta pede aos servidores da Saúde apoio ao futuro ministro
- Mandetta: Brasil pode se tornar o país com mais casos de Covid-19
- Mandetta e Tereza Cristina são destaques do Governo Bolsonaro em pesquisa