Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Novembro de 2024



2020 Sexta-feira, 01 de Janeiro de 2021, 10:40 - A | A

Sexta-feira, 01 de Janeiro de 2021, 10h:40 - A | A

Pandemia Mundial

Covid 19: Novo vírus atingiu o mundo e trouxe um “novo normal” à vida das pessoas

Vírus surgiu no dia 26 de fevereiro de 2020 em um homem que esteve na Itália e se recuperou da doença.

Flavia Andrade
Capital News

 RETROSPECTIVA 2020

 

Divulgação

Comissão aprova medida que destina R$ 11,3 milhões para combater ao coronavírus

Covid-19

O Covid 19 surgiu no dia 26 de fevereiro através de um homem que esteve na Itália e se recuperou da doença. Embora seja o “paciente zero”, ele não pode ser considerado o responsável pela disseminação da doença no País. Mais de uma centena de introduções do novo coronavírus foram registradas no mesmo período no Brasil.

 

Conforme aponta o maior estudo realizado sobre o acesso nacional do vírus, o trabalho realizado pelo cientista cearense Darlan Cândido da Universidade de Oxford, no Reino Unido, é um marco científico.

 

O estudo seqüenciou o Sars – CoV – 2 de aproximadamente 427 indivíduos infectados em 85 municípios e 18 estados brasileiros entre o final de fevereiro e o início de março. Conforme o estudo, as amostras analisadas vieram do exame RT-PCR, que detecta a presença do vírus em secreções humanas. 

 

O trabalho apontou ainda que houve outras possíveis regiões responsáveis pela dispersão do vírus no Brasil além da Europa. Segundo a pesquisa, a primeira transmissão local nos Estados Unidos foi confirmada no dia 26 de fevereiro, mesma data do primeiro caso registrado no Brasil. 

 

As restrições impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelos dirigentes de todos os países do mundo ajudaram a conter a doença, mas não o suficiente para acabar com a epidemia, destaca os dados de mobilidade do estudo. 

 

A população mundial precisou se adequar ao uso de máscaras ( com exceção dos Japoneses que tem em sua cultura o uso da máscara para proteção pessoal há décadas), como um “adereço” tradicional, sendo confeccionados respeitando as normas apontadas ela OMS, para que estivessem de acordo com a proteção necessária para se conter o Covid 19.

 

As diversas adaptações para o “novo normal” ainda estão em andamento na vida das pessoas, uma vez que a necessidade do distanciamento, do isolamento, e do “homme Office”, não serem muito comuns para os brasileiros. Uma população que sempre foi acostumada a abraçar, beijar e fazer festas por qualquer motivo, teve que aprender a se afastar durante a pandemia do covid 19. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS